A vacinação contra raiva também está ocorrendo diariamente.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá está realizando o teste rápido de leishmaniose três dias por semana. Para realizar o teste é preciso se dirigir ao CCZ, localizado no Belo Horizonte, com o animal que irá realizar o teste e um documento pessoal com foto, nos seguintes horários: segunda das 8h às 10h; quarta-feira das 13h às 15h e quinta-feira das 8h às 10h.
O veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ, explica que chegou uma grande quantidade de testes e conforme a demanda o período de atendimento pode ser prorrogado futuramente. Ele também faz um apelo para que as pessoas que compareçam respeitem as medidas de prevenção a Covid-19.
“O cuidado com a Leshmaniose é importante, mas não podemos descuidar das outras doenças. Tenho observado que as pessoas até respeitam o uso da máscara, mas temos que estar toda hora falando sobre o distanciamento. Quem vier fazer o teste, venha respeitando os protocolos que o atendimento costuma ser rápido”, comenta.
O teste rápido, chamado de teste de triagem, é realizado na hora e o resultado sai em 20 minutos. Caso dê positivo, o CCZ envia o sangue do animal para o laboratório, para realização do teste sorológico. “A doença apresenta sintomas muito variados e semelhantes a outras doenças, por isso o diagnostico é sorológico, não pode ser só clínico. Caso necessite do exame em laboratório, nós ligamos para o paciente quando o resultado chega, o que demora em torno de 15 dias”, explica.
Sintomas e prevenção
Entre os principais sintomas da leishmaniose estão: Crescimento exagerado das unhas, que ficam espessas e com aspecto de garras, as almofadinhas das patas também ficam mais ásperos e rugosos, queda de pelos e descamação da pele, nódulos e caroços pelo corpo, que seriam inflamações dos gânglios linfáticos (conhecidas como “ínguas”), emagrecimento, feridas na pele, nas orelhas e focinho que parecem nunca curar, perda de apetite, diarreia e vômito, sangue nas fezes, conjuntivite, perda dos movimentos das patas traseiras, dentre outros.
Caso seu animal apresente alguns desses sintomas, dirija-se ao CCZ e realize o teste.
Flávio explica que entre as principais formas de prevenção da doença estão as coleiras repelentes, atualmente existem três marcas no mercado. Outra forma de diminuir os riscos de contágio é o controle ambiental, mantendo o animal em um ambiente limpo “As próprias fezes do animal, como furtiferos, restos de comida, tudo isso atrai o mosquito. A Leishmaniose é uma doença que não passa pelo contato, apenas pelo vetor, por isso quanto mais evitarmos o contato com o mosquito vetor, menor a chance de contaminação. Por isso mantenha sempre o ambiente limpo.”, esclarece.
É importante lembrar que apesar da leishmaniose não ter cura, ela pode ser tratada e o animal pode viver uma vida longa e feliz.
Antirrábica
Importante ressaltar que a vacinação contra raiva também está ocorrendo de segunda a sexta, das 8h as 17.
Serviço
Teste de Leshmaniose gratuito
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Av. Dois Mil, S/n – Belo Horizonte, Marabá – PA, 68503-240
Telefone: (94) 3324-4411
Dias:
Segunda-feira das 8h às 10h
Quarta-feira das 13h às 15h
Quinta-feira das 8h às 10h