Distúrbios da tireoide podem atingir pessoas de diferentes idades

Falta de energia, sonolência, alterações repentinas de peso e humor, ou ainda memória fraca, podem ser sinais de problema na glândula tireoide. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), distúrbios da tireoide atingem cerca de 15% dos brasileiros, em todas as faixas etárias.

“As disfunções da tireoide não escolhem idade, podem acontecer desde recém-nascidos, até em pessoas de idade mais avançada”, explica Mariana Maia, médica generalista e especialista em ultrassom do Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Parauapebas.

A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do interior do pescoço e tem o formato de uma borboleta, sendo responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Ainda de acordo com Mariana, as disfunções da tireoide podem ser o hipotireoidismo, quando há falta de hormônios produzidos pela glândula, ou hipertireoidismo, quando há produção excessiva.

O hipotireoidismo reduz o ritmo cardíaco, desregula o funcionamento intestinal, compromete o crescimento, ocasiona uma diminuição da memória, provoca cansaço excessivo, dores musculares e nas articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol e depressão. O aumento de peso também é uma das consequências por causa do acúmulo de líquido.

Já no hipertireoidismo, os principais sintomas são coração disparado, intestino solto, agitação, excesso na fala e nos gestos, pouco sono, emagrecimento e muita energia.

“Outra disfunção da tireoide são os nódulos e tumores. Estima-se que 60% da população tenha módulos, mas apenas 5% são malignos. As causas de disfunção da glândula podem ser de origem genética, uso de alguns medicamentos ou ainda doenças autoimunes. Porém, alguns hábitos de vida podem prejudicar o funcionamento correto, como o sedentarismo, estresse, uso excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas, tabagismo e hábitos alimentares ruins”, ressalta Mariana.

Diagnóstico e tratamento

Ainda de acordo com a médica, o diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, como a ultrassom, para detectar lesões malignas, e de sangue, que identificam a quantidade de hormônio existentes no corpo. Já em bebês, o teste do pezinho é utilizado para o diagnóstico precoce.

“O tratamento varia de acordo com o distúrbio diagnosticado. É sempre importante lembrar que a prática diária de atividade física, alimentação rica em frutas, verduras, legumes e hábitos de vida saudáveis ajudam a manter o bom funcionamento da glândula”, diz a profissional da Pró-Saúde. “Em caso de dúvidas recorra sempre ao seu médico”, complementa.

Qualidade assistencial reconhecida

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. O HYT está localizado em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil e possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o HYT possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e conta ainda, com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Ladrão de botija de gás é preso pela PM em Itaituba, no PA

A guarnição da polícia militar foi acionada na manhã desta sexta-feira (26), de um possível…

2 horas ago

Cratera: passagem entre Palmares e o trevo da PA-256 é liberada nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira (26), foi liberada a passagem em um lado da via, entre…

2 horas ago

Semana dos Povos Indígenas faz caminhada em defesa da terra

O último dia de programações da "I Semana dos Povos Indígenas" começou com a "Caminhada…

4 horas ago

Homem acusado de matar ex-companheira a golpes de faca por não aceitar separação, vai a júri popular em Santarém

Será julgado nesta quinta-feira (25) pela 3ª Vara Criminal de Santarém, oeste do Pará, Joel da…

7 horas ago

Corpo de tatuadora é encontrado em cova rasa perto de Jacundá, no Pará

Na madrugada desta sexta-feira (26), a cidade de Marabá, no sudeste do Pará, foi abalada…

7 horas ago

Hélio comenta erros e aposta em “grande Série B” do Paysandu

Todos sabiam que a missão de estreia do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro…

10 horas ago

This website uses cookies.