Marina Milhomem, nutricionista da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, ressalta que o consumo excessivo de chocolate não é benéfico para saúde, no entanto se for ingerido nas quantidades e com a qualidade certa, pode trazer muitos benefícios. “O alimento pode contribuir para o bom humor, além de reduzir os danos do Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica.
Marina ressalta que, apesar de algumas controvérsias, são vários os estudos que associam o consumo moderado de chocolate, em especial de chocolate preto com mais de 70% de cacau, há um menor risco de AVC.
“O chocolate é rico em flavonoides, substância encontrada no cacau que age como protetor cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose, doença que consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que pode resultar em infarto e AVC”, afirma a profissional.
Segundo a nutricionista, o benefício do chocolate para a saúde, está ligado diretamente ao cacau, principal matéria prima do alimento. “Quanto mais cacau tiver na constituição do chocolate, mais escuro ele será e consequentemente mais saudável. O ideal seria usarmos o cacau em pó, sem adição de açúcar e de outros produtos”, ressalta. Neste sentido, o consumo de chocolate branco é o menos indicado, já que possui altas taxas de gordura e açúcar.
A especialista destaca que muitas pesquisas demonstram que o cacau é uma fonte considerável de antioxidante, combatendo os radicais livres, tornando o alimento um interessante escudo antienvelhecimento, além de contribuir na redução do mau colesterol, o LDL.
“O chocolate também contribui para a reposição das perdas energéticas durante a prática de atividades físicas. O cacau é rico em fibra, magnésio, cobre e potássio, sendo muito utilizado pelos atletas em suas práticas esportivas”, explica.
Marina ainda ressalta que o chocolate deve ser consumido com moderação, só assim seus benefícios poderão contribuir com a saúde. “Devemos seguir uma regra básica: consumir um ou dois quadradinhos de chocolate por dia. Isso é suficiente para atingir os ganhos que ele oferece”, reforçou.
• Combate o Colesterol;
• Pode retardar o envelhecimento;
• Contribui para reduzir os danos de AVC;
• Reposição de perdas energéticas;
• Reduz o estresse.
O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas na região onde está inserido.
O beato Carlo Acutis, conhecido também como santo influencer, será canonizado no Jubileu dos Adolescentes,…
Uma tentativa de homicídio contra uma técnica de enfermagem está sendo investigada pela Polícia Civil…
Um homem suspeito de envolvimento em um esquema interestadual de estelionato virtual, lavagem de dinheiro…
A SPU (Secretaria de Patrimônio da União) realiza nesta quinta-feira (21) uma audiência pública para…
A Caixa Econômica Federal paga terça-feira (19) a parcela de novembro do novo Bolsa Família…
O artigo a seguir tem como objetivo apresentar motivos pelos quais o futebol internacional tem…
This website uses cookies.