Marina Milhomem, nutricionista da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, ressalta que o consumo excessivo de chocolate não é benéfico para saúde, no entanto se for ingerido nas quantidades e com a qualidade certa, pode trazer muitos benefícios. “O alimento pode contribuir para o bom humor, além de reduzir os danos do Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica.
Marina ressalta que, apesar de algumas controvérsias, são vários os estudos que associam o consumo moderado de chocolate, em especial de chocolate preto com mais de 70% de cacau, há um menor risco de AVC.
“O chocolate é rico em flavonoides, substância encontrada no cacau que age como protetor cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose, doença que consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que pode resultar em infarto e AVC”, afirma a profissional.
Segundo a nutricionista, o benefício do chocolate para a saúde, está ligado diretamente ao cacau, principal matéria prima do alimento. “Quanto mais cacau tiver na constituição do chocolate, mais escuro ele será e consequentemente mais saudável. O ideal seria usarmos o cacau em pó, sem adição de açúcar e de outros produtos”, ressalta. Neste sentido, o consumo de chocolate branco é o menos indicado, já que possui altas taxas de gordura e açúcar.
A especialista destaca que muitas pesquisas demonstram que o cacau é uma fonte considerável de antioxidante, combatendo os radicais livres, tornando o alimento um interessante escudo antienvelhecimento, além de contribuir na redução do mau colesterol, o LDL.
“O chocolate também contribui para a reposição das perdas energéticas durante a prática de atividades físicas. O cacau é rico em fibra, magnésio, cobre e potássio, sendo muito utilizado pelos atletas em suas práticas esportivas”, explica.
Marina ainda ressalta que o chocolate deve ser consumido com moderação, só assim seus benefícios poderão contribuir com a saúde. “Devemos seguir uma regra básica: consumir um ou dois quadradinhos de chocolate por dia. Isso é suficiente para atingir os ganhos que ele oferece”, reforçou.
• Combate o Colesterol;
• Pode retardar o envelhecimento;
• Contribui para reduzir os danos de AVC;
• Reposição de perdas energéticas;
• Reduz o estresse.
O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas na região onde está inserido.
A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…
Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…
Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…
Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…
A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…
This website uses cookies.