A retomada é importante para dar andamento no atendimento das outras doenças que continuam atingindo a população, em paralelo à pandemia do novo coronavírus. O centro cirúrgico do HRSP tem capacidade para realizar, em média, 300 procedimentos por mês.
Para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores durante as cirurgias, a unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará é gerenciada pela Pró-Saúde, está adotando todos os protocolos de proteção e higienização, preconizados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o médico Cassiano Barbosa, diretor Técnico do HRSP, a instituição é referência em cirurgias geral, neurológicas, pediátrica, bucomaxilar, ortopédicas, dentre outras, possuindo quatro salas cirúrgicas preparadas para atender a comunidade.
“Temos uma equipe médica e assistencial altamente qualificada, que pode atender a demanda de pacientes eletivos com segurança, sem comprometer o atendimento aos casos de Covid-19”, ressalta.
Os procedimentos cirúrgicos realizados no HRSP são agendados por meio da Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, com a queda das internações de pacientes em tratamento da Covid-19, a ala exclusiva para casos da doença terá uma redução no número de leitos, passando de 52 para 28, sendo 8 leitos clínicos e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Felizmente o número de casos da doença caiu nos últimos meses, possivelmente fruto do avanço da vacinação. Ainda assim, vamos manter 28 leitos exclusivos para a Covid-19. Essa redução possibilitará a volta das cirurgias eletivas, beneficiando toda a sociedade”, enfatiza o diretor.
Desde o início da pandemia, o HRSP já realizou mais de mil atendimentos de pessoas infectadas pela doença, sendo referência para os casos graves do novo coronavírus na região do Sudeste do Pará.
O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas de 23 municípios da região onde está inserido.
A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…
Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…
Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…
Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…
A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…
This website uses cookies.