Operação combate a crimes ambientais identifica 19,5 mil/ha de área desmatada ilegalmente

Foram divulgados neste sábado os resultados de uma ação de combate a crimes ambientais em cinco cidade no sudoeste do Pará. As ações ocorreram há mais de duas semanas, no dia 26 de maio, em São Félix do Xingu, Altamira, Novo Progresso, Itaituba e Trairão pela operação Amazônia Viva, com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e agentes das Polícias Civil e Militar, Bombeiros e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

De acordo com a Semas, as cinco cidade estão na lista dos municípios que mais desmatam no estado.

Foi identificado total de 19.558,21 hectares de área de desmatamento e apreendidos 225,238 metros cúbicos de madeira em toras explorados de forma ilegal, além de dois tratores de esteiras e um caminhão.

A operação também apreendeu duas motosserras, dois sopradores, duas bombas de combustível, sete galões vazios de 200 litros cada, 50 sacas de sementes de capim, duas caixas de ferramentas, uma bomba de graxa e uma talha de corrente.

A Semas informou que, nos procedimentos administrativos, foram lavrados 10 autos de infração, 14 termos de apreensão, 10 termos de depósito, três embargos, quatro termos de inutilização/destruição e ainda um termo de interdição em uma serraria, além de Termo Circunstanciado de Ocorrência, cinco inquéritos policiais e cinco perícias .

A Operação Amazônia Viva foi iniciada em junho de 2020 e em maio deste ano completou a 11ª etapa com total de 187.207 hectares de área embargada, 7.606 m³ de madeira em tora e serrada apreendidas, além de tratores, caminhões, motosserras, bombas, armas de fogo e outros equipamentos e apetrechos usados nos crimes ambientais.

A Operação Amazônia Viva faz parte do programa Comando e Controle no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), coordenado pela Semas, que pretende reduzir a emissão de gases do efeito estufa para alcançar, até 2036, emissão líquida zero.

O plano, segundo a Semas, tem quatro pilares: Regulariza Pará (regularização fundiária e ambiental), Territórios Sustentáveis (apoio e fomento aos produtores rurais, além da recuperação de áreas degradas), Fundo Amazônia Oriental (captação de recursos para os projetos do PEAA) e Comando e Controle (Combate aos crimes ambientais com a Força Estadual de Combate ao Desmatamento).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

10 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

20 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

3 dias ago

This website uses cookies.