Categories: NotíciasPará

Ação quer suspender bandeira que deve encarecer contas de energia elétrica no Pará

Uma ação civil pública da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com entrada nesta segunda-feira na Justiça Federal, pede a suspensão dos efeitos da bandeira tarifária vermelha nas contas de energia elétrica no Pará, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em maio desde ano.

Na ação, o Estado pede também que a Justiça determine à empresa Equatorial Energia que não aplique o reajuste de R$6,243 por cada 100 kwh nas unidades unidades consumidores no estado.

De acordo com a Aneel, os principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) começaram o mês de junho com níveis mais baixos, sendo necessário aumentar a produção de energia termelétrica, já que a geração hidrelétrica está produzindo menos que nos meses anteriores.

Nas redes sociais, o governador Helder Barbalho, acompanhado do procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, informou que o Estado do Pará, por ser um dos maiores geradores e exportadores de energia elétrica do país, “não pode arcar com os custos gerados pela redução no nível dos reservatórios que abastecem as regiões Sul e Sudeste do Brasil”.

“Nós não podemos admitir que um Estado que produz energia, que exporta energia para outros estados, tenha que arcar por conta da redução no nível dos reservatórios no Sul e no Sudeste. Os nossos reservatórios estão cheios. Portanto, nós não temos porque pagar a conta por outras regiões”, disse Barbalho.

No documento, o governo afirma que os reservatórios nunca ficam secos no Pará e que, no entanto, as unidades consumidoras paraenses são invariavelmente atingidas pela bandeira vermelha, no mesmo nível de responsabilidade e rateio de custos dos outros estados.

O procurador-geral Ricardo Sefer afirmou que o Pará “possui duas das mais importantes hidrelétricas do país, sendo um dos que mais produzem energia”, e que “11% da energia consumida por toda a população brasileira são provenientes das centrais geradoras de energia existentes no estado”.

“82% de toda a energia produzida no nosso estado vão para outros estados, e ainda assim pagamos a segunda energia mais cara do Brasil”, afirmou.

De acordo com Helder Barbalho, a nova bandeira tarifária deve aumentar ainda mais a conta de energia no Pará. “Isto encarece ainda mais o custo da energia, que já é altíssimo no estado, e o Pará não pode, de maneira alguma, aceitar que isto ocorra”.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem finge ser cliente para assaltar funerária em Belém

Na última terça-feira (12), o escritório de uma funerária localizada no conjunto Costa e Silva,…

19 minutos ago

Tio é Preso por Abuso Sexual de Sobrinha em Castelo dos Sonhos

O homem de 67 anos, identificado como Valdecy, foi preso na tarde desta quarta-feira (13.11)…

3 horas ago

Narcisa desabafa sobre relação com SBT após saída de Eliana

Após rumores de demissão do ator, o funcionário foi migrado para o programa "Domingo Legal",…

5 horas ago

Carretas da Saúde e Educação realizam atendimentos em Tailândia; veja a agenda

As Carretas da Saúde e Educação #Sem Fronteiras, junto com os odontomóveis, estarão em diversas…

5 horas ago

Festa Rave em Gurupá é Interrompida pela Polícia; Nove Pessoas Detidas

Na madrugada desta quinta-feira (14), uma festa rave regada a drogas foi encerrada por policiais…

8 horas ago

Corpo de idoso é encontrado após vizinho sentir mau cheiro em Tailândia

O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…

10 horas ago

This website uses cookies.