Operação tenta coibir mineração ilegal próximo a linhão de transmissão elétrica

A operação ‘Black Hawk’ da Polícia Federal, com apoio do Exército e da Marinha do Brasil, foi deflagrada nesta terça (20) na região de Anapu, sudoeste do Pará, para coibir crimes de atividade ilegal de mineração e atentado contra segurança de serviço e utilidade pública, no caso da linha de transmissão de alta tensão de energia elétrica.

Segundo a PF, a insegurança no local ameaçava o fornecimento de abastecimento do sistema interligado nacional. Nada foi apreendido.

A PF informou que o linhão de corrente contínua é uma linha de ultra alta tensão, que escoa energia elétrica gerada na usina hidrelétrica de Belo Monte aos grandes centros de consumo de energia do país.

Tal estrutura, ainda segundo a PF, foi construída pela usina e se estende desde o município de Vitória do Xingu até Estreito, em Minas Gerais, passando pelos estados do Pará, Tocantins e Goiás.

Na base de cada torre da linha de transmissão de energia há uma área de servidão de 50 metros em cada direção a partir do centro da estrutura e serve para garantir a segurança e a estabilidades das torres.

Segundo a PF, a atividade de extração ilegal de minério na região tem avançado e colocado em risco essa área de segurança.

Os policiais informaram que, caso a extração ilegal avançasse, haveria graves impactos econômicos e humanos podendo afetar o fornecimento de energia elétrica para milhões de brasileiros, sem mencionar o risco de falta de eletricidade nos hospitais que atendem a atual demanda da pandemia de Covid-19.

Na operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, com intuito de inibir a atividade mineradora ilegal na região com o maior degradação nas áreas de segurança, composta por cinco torres de transmissão de alta tensão e região próxima.

A ação também avalia a situação atual da mineração ilegal na região foco, garantir a segurança da equipe de engenheiros da usina, que estava presente para averiguar o dano à linha de transmissão do linhão e contribuir com a operação Verde Brasil II, que possui o foco no combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal e emprega militares das forças armadas.

Caso confirmado o crime, a PF disse que os envolvidos devem ser responsabilizados pelos delitos do art. 55 da Lei 9.605/98, art. 2º da Lei 8.176/91 e art. 265 do CP, que somados podem culminar em reclusão acima de 10 anos.

O nome da operação (Black Hawk) faz referência ao nome do helicóptero popularmente utilizado pelas forças armadas em atividade bélicas.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Surpreendente: “ave do terror” é achada na Colômbia

Ave do terror | Imagem: Armin Reindl/CC BY-SA 4.0.Um grupo de cientistas estudaram, recentemente, um…

3 horas ago

Equatorial Energia Pará é condenada a indenizar advogada por entrega de serviço precário

Um processo em tramitação na Vara do Juizado das Relações de Consumo de Santarém, oeste do…

3 horas ago

Refinaria da Petrobras vai transformar poluente em produto rentável

A Refinaria Abreu e Lima, unidade da Petrobras na cidade de Ipojuca, na região metropolitana do…

6 horas ago

Solidariedade: Borracheiro de Itaituba Pede Ajuda Após Acidente Grave

Pedro Alves Macedo, borracheiro casado e pai de três filhos, reside na Quadra 1 do…

7 horas ago

Homem armado com arpão ameaça moradores e é contido pela PM em Moju

No final da tarde desta segunda-feira (11), um incidente em Moju, no bairro UEPA, mobilizou…

7 horas ago

PC prende suspeito de roubo de carga no sudoeste do Pará

Na última quarta-feira (6) no município de Altamira, sudoeste paraense, a Polícia Civil do Pará…

8 horas ago

This website uses cookies.