Categories: Notícias

HMUE alerta para os riscos do uso de celular ligado à tomada

Referência no atendimento de queimados no Norte do Brasil, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, iniciou uma série de atividades para conscientizar pacientes e acompanhantes sobre os riscos do uso de celular ligado à tomada.

A iniciativa começou na manhã desta quarta-feira, 28, após a unidade receber duas crianças com queimaduras de 2º e 3º grau devido a descarga elétrica. Os dois estavam brincando com um celular quando receberam o choque. Os aparelhos estavam na tomada carregando a bateria.

Raiza Cunha, de 7 anos, estava em casa quando o acidente aconteceu. “Estava fazendo a comida e ela no celular, quando ouvi um barulho alto. Ao ir na sala percebi que a minha filha estava caída no chão com o rosto queimado”, explicou Rosana Cunha, mãe da menina.

Outra vítima foi o garoto Andriel de Souza, 11 anos. “Meu filho estava usando o smartphone quando recebeu a descarga, após um curto circuito em um poste que fica próximo de casa”, lembrou o pai do menino, Adinilton Lima de Souza.

Com origem do município do Acará, na região nordeste do Pará, ambos pacientes seguem em tratamento no HMUE. Na última terça-feira, 27, Andriel recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva e foi para a enfermaria.

Dados mais atuais da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel) apontam que, em 2019, foram registrados 37 acidentes com celulares e 19 mortes. As eventualidades incluem choques e explosões dos aparelhos.

No HMUE, o número de pacientes com queimaduras diversas, incluindo por eletricidade, é de 473 em 2019. No ano passado, a unidade registrou 399, ou seja, uma queda de 15,64% no número de atendimentos de vítimas desse tipo de acidente.

O HMUE é uma unidade do Governo do Pará, sendo administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O Metropolitano presta atendimento especializado a pacientes com queimaduras advindos de mais de 140 municípios paraenses.

Prevenção contra acidentes

Durante a roda de conversa, foram apresentados os riscos do uso de celular conectado à tomada. Segundo o coordenador da Tecnologia da Informação do Metropolitano, William Bendelak, é preciso ter atenção ao usar o aparelho celular.

“Um choque, curto-circuito, incêndios ou explosões provocadas por carregadores de celular não é algo tão comum, mas o perigo existe sempre que estamos falando de redes elétricas”, afirmou o profissional.

A dona de casa, Sandra Barros, está no hospital acompanhando o filho que sofreu um acidente de moto. “Lembro de um amigo que recebeu uma descarga enquanto falava ao celular. Nesse dia chovia bastante e o aparelho estava na tomada”, afirmou a doméstica.

O Metropolitano preparou uma lista com instruções para evitar acidentes. Confira:

  • Desligue o aparelho enquanto ele carrega;
  • Use apenas carregadores originais, pois esses equipamentos são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações);
  • O uso do celular enquanto carrega pode superaquecer o aparelho, podendo gerar explosões;
  • Tire o smartphone da tomada durante chuvas fortes e de grande duração. A condição atmosférica gera descargas elétricas que podem representar riscos à segurança da rede elétrica;
  • Jamais deve-se usar fones de ouvido com celular conectado à tomada;
  • Reparo na instalação elétrica da residência;
  • Nunca abafe o celular no momento do carregamento;
  • Não deixe seu aparelho em locais úmidos;
  • Celular não pode ficar carregando debaixo do travesseiro;
  • Retire o carregador da tomada após encerrado o uso.

Em caso de acidente

  • Chame uma ambulância ligando 192;
  • Desligue imediatamente a fonte de energia do local;
  • Afaste a pessoa do aparelho que está causando o choque usando uma madeira.
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Paysandu empata com o Avaí e segue sem vencer na Série B

Papão não fez por merecer mais uma vez. | Jorge Luís Totti/Paysandu O Paysandu não…

4 horas ago

Moto pega fogo após motociclista colidir com animal na BR-230 em Itaituba

Uma motocicleta pegou fogo no início da noite deste domingo (5), na BR-230 no perímetro…

4 horas ago

Há mais de 30 anos em Tailândia, morre ‘Seu Chiquinho’, aos 69 anos

Morreu no domingo (05) Francisco de Sousa Brandão, de 69 anos, mais conhecido como “Seu…

4 horas ago

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) que quer negociar com…

6 horas ago

Homem de 29 anos é esfaqueado no bairro da Paz em Itaituba

Na noite de sábado (4), uma guarnição da polícia militar foi acionada para dar apoio…

9 horas ago

Número de mortos no RS sobe para 83; 111 pessoas seguem desaparecidas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

9 horas ago

This website uses cookies.