Categories: MarabáNotícias

Semma encerra período defeso com 459 quilos de pescado apreendidos

Com apoio da Guarda Municipal de Marabá, realizaram também a apreensão de 10.835 metros de malhadeira, três tarrafas, 190 unidades de espinhéis e 198 abordagens.

O período de defeso da Piracema nos rios da região, que se iniciou em 1º de novembro de 2020, foi encerrado no último domingo (28), conforme decreto nº 133/2020. Durante esse período, os agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizaram a apreensão de 459 quilos de pescado, 10.835 metros de malhadeira, três tarrafas e 190 unidades de espinhéis.

Quatro pessoas foram notificadas durante o período e também foram aplicados 4 autos de infração. Os números demonstram um crescimento no número de abordagens e penalizações realizada pela SEMMA e uma diminuição no número de pescado apreendido, se comparado com os anos anteriores. Reforçando que a maior fiscalização inibe o descumprimento das normas.

“Viemos reforçando a fiscalização ao longo dos anos e observamos que aqui no nosso rio, no perímetro de Marabá, por estar bem guardado inibiu os infratores, por isso as apreensões caíram bastante e a fiscalização aumentou se comparado a 2019 e mantendo a média de 2020”, explica o coordenador de fiscalização da Semma, Paulo Chaves.

Em 2018/2019, por exemplo, foram realizadas 33 abordagens e foram apreendidos 2.970 quilos de pescado, sem a realização de nenhuma notificação ou auto de infração. Em 2020/2021 o número de abordagens chegou a 198 próximo às 221 de 2019/2020, mas com redução de 1496 para 459 quilos de pescado apreendido.

A maior parte do pescado apreendido  no período foi doado a instituições de caridade como APAE, Chácara Emaús, Centro de Integração da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) e Mesa Brasil. As fiscalizações ocorreram tanto no período diurno quanto noturno. A maior parte do pescado irregular foi apreendido em uma operação na Folha 28, no início de janeiro.

Semma e GMM também vem atuando juntas no combate à poluição sonora do município. Foram 27 denúncias atendidas com duas notificações realizadas no último fim de semana.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

12 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

This website uses cookies.