Taffarel Fragoso, médico do HCO, unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA), alerta para a importância da adoção da prevenção e tratamento precoce de doenças envolvendo os rins.
“Os rins são órgãos do sistema urinário, que se localizam ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço”, explica.
Responsáveis pela eliminação de toxinas por um sistema de filtração, os rins auxiliam na regulação e da pressão sanguínea. O órgão também controla a eliminação de líquidos e resíduos do sangue, além de produzir hormônios que podem interferir na pressão arterial e produção de glóbulos vermelhos.
“As principais doenças que causam a Doença Renal Crônica são diabetes, hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, e aquelas próprias dos rins, principalmente as nefrites que são na maioria dos casos tem fator genético associado”, enfatizou Fragoso.
A doença crônica renal é uma patologia preocupante por provocar a destruição assintomática, lenta e progressiva do órgão. O especialista destaca esse “problema silencioso que pode incorrer em sintomas como inchaço nos pés, pernas e/ou rosto, cansaço e urina com espuma ou escura”. O profissional ressalta a necessidade de sempre estar atento aos sinais da doença.
Para evitar doenças renais, Fragoso aponta importância a necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, com ingestão de bastante água, além de reduzir a quantidade de sal na alimentação, evitar excesso de proteína (principalmente para quem faz uso de suplementos) e sobrepeso. Ter uma dieta balanceada e manter a prática regular de exercícios físicos também são recomendados.
O especialista comenta que não existe mágica nem receita milagrosa para prevenir as doenças renais. A prevenção da doença renal passa obrigatoriamente pelo controle dos fatores de risco, entre eles:
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas.
A unidade é certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.
Recentemente recebeu o selo “Green Kitchen” (em portugues, Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), que reconhece aos restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção.
O homem de 67 anos, identificado como Valdecy, foi preso na tarde desta quarta-feira (13.11)…
Após rumores de demissão do ator, o funcionário foi migrado para o programa "Domingo Legal",…
As Carretas da Saúde e Educação #Sem Fronteiras, junto com os odontomóveis, estarão em diversas…
Na madrugada desta quinta-feira (14), uma festa rave regada a drogas foi encerrada por policiais…
O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…
This website uses cookies.