Categories: NotíciasPará

Governo do Pará isenta de cobrança emissão da Guia de Trânsito Vegetal Açaí

A Guia de Trânsito Vegetal (GTV) Açaí está temporariamente isenta da cobrança da taxa de emissão para qualquer volume de carga, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Cargas do fruto precisam estar acompanhadas da Guia, em todo o território Pará, desde 4 de março deste ano.

A implementação da nova GTV de Açaí fortalecerá toda a cadeia produtiva do fruto no Pará, proporcionando a abertura de novos mercados, a agregação de valor ao produto, a garantia da qualidade e a possibilidade de novos convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A nova GTV Açaí significa ainda mais segurança para o consumidor e o produtor.

A Agência de Defesa Agropecuária vem alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelecem os ODS 2.

“A organização da cadeia produtiva do açaí dá-se, também, com a implementação da rastreabilidade dos frutos, introduzida pela GTV, um instrumento que nos permite identificar o produto da origem ao destino, visualizando onde foi produzido, as tecnologias empregadas nos tratos culturais, questões sociais e ambientais envolvidas. E a Agência está colocando à disposição desta relevante cadeia esta ferramenta de rastreabilidade, que é a GTV, iniciada a partir do cadastro dos produtores e extrativistas nas unidades locais da Adepará”, explica a engenheira agrônoma Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará.

Qualidade – A rastreabilidade é uma exigência sanitária, condicionada à Legislação Federal In Conjunta Mapa/Anvisa 02/2018 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É uma exigência de mercado, pois é necessária para a segurança alimentar e, consequentemente, a saúde pública.

“Estamos orientando quanto à isenção da taxa de emissão da GTV, e colocamos à disposição nossos técnicos para irem para dentro das prefeituras e indústrias objetivando orientar, cadastrar e ensinar sobre a guia. O cadastro de produtores foi simplificado ao máximo, facilitando o processo”, informa o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

Cadastro – O documento só pode ser emitido por produtores cadastrados na Adepará, que iniciou em setembro de 2020 uma série de campanhas educativas e de informação para a cadeia produtiva do açaí sobre a importância do cadastro e da emissão da guia. Assim, produtores, extrativistas, comerciantes, batedeiras e agroindústrias devem cadastrar-se na Agência.

Cada GTV é emitida para uma única origem, seja propriedade, estabelecimento, organização de pequenos produtores, destino e finalidade. Em caso de mudança do destino final é obrigatória a emissão de nova guia, constando o novo destino, desde que o documento esteja dentro do prazo de validade. O cadastro do produtor, do plantio e da propriedade deve ser atualizado a cada safra, e os dados relativos à produção vão necessitar de atualização toda vez que o fruto for transportado.

A GTV é um documento que permite o trânsito e a rastreabilidade do açaí em território paraense. Conforme a Portaria nº 2.789/2020, publicada pela Adepará em 4 de setembro de 2020, o prazo para a obrigatoriedade da solicitação do registro foi até 4 de março. O processo de Cadastro de Propriedade e Unidades Produtivas é permanente.

“Para o transporte do açaí, o produtor deverá estar portando o documento de trânsito vegetal. A emissão da guia é feita com base nos registros ou cadastros de produtores existentes no órgão, visando atestar a origem da carga”, reitera Joselena Tavares, fiscal estadual agropecuário e responsável pela Unidade de Guia de Trânsito Vegetal. No caso de o transporte do fruto não ser realizado pelo produtor, o portador deverá apresentar o documento de autorização para a emissão da Guia.

Sem burocracia – Assim como já ocorre com o abacaxi e o citrus há anos, além da possibilidade de emitir a Guia nos escritórios da Agência é possível a emissão pelos próprios produtores, em suas residências, sem burocracia. “Os setores de citrus e abacaxi, cuja guia já funciona há alguns anos, são apoiadores da rastreabilidade, pois a regulamentação agregou valor ao produto e abriu mercados que antes não existiam”, ressalta Jamir Macedo.

O produtor pode procurar a Unidade Local da Adepará mais próxima da sua propriedade. A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses. Depois de cadastrado, o produtor pode emitir a GTV nas Unidades da Adepará ou acessando diretamente o Siapec (Sistema de Integração Agropecuária).

Serviço: No site da Adepará – www.adepara.pa.gov.br – há os endereços dos escritórios em todos os municípios.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) que quer negociar com…

35 minutos ago

Homem de 29 anos é esfaqueado no bairro da Paz em Itaituba

Na noite de sábado (4), uma guarnição da polícia militar foi acionada para dar apoio…

4 horas ago

Número de mortos no RS sobe para 83; 111 pessoas seguem desaparecidas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

4 horas ago

Vídeo: na escuridão, população de Ananindeua pede socorro

Reclamações de moradores são muitas e muito antigas | Reprodução/Google Street View) O município de…

5 horas ago

Hospital Regional do Sudeste do Pará alerta sobre os perigos da automedicação

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado ontem domingo, 5, o…

9 horas ago

Em quatro meses o Pará supera o número total de casos de Influenza de 2023

Os casos de Influenza não param de crescer. No Pará, de janeiro a abril deste ano,…

9 horas ago

This website uses cookies.