Categories: Notícias

Pacientes com sintomas leves da Covid-19 ganham “kit passatempo” no Hospital Yutaka Takeda

O objetivo é diminuir o estresse e a ansiedade no ambiente hospitalar com a ajuda de um kit formado por atividades lúdicas, entre elas palavras cruzadas e sudoku com diferentes níveis de complexidade.

A internação hospitalar é um momento que pode causar sentimentos de estresse e ansiedade, principalmente em casos relacionados à Covid-19.

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), profissionais elaboraram um projeto para ajudar os pacientes em tratamento pelo novo coronavírus, e com sintomas mais leves da doença.

Um “kit passatempo”, criado pela Comissão de Humanização do HYT, foi elaborado para ajudar os pacientes na diminuição do estresse durante a internação.

De acordo com Gessilene Mendes, assistente social da unidade e que integra a comissão, o projeto foi elaborado para ajudar os pacientes.

“A Covid-19 nos fez repensar muitos projetos. Foi preciso realizar adaptações para atender os pacientes com coronavírus. Estamos felizes em contribuir no tratamento terapêutico de cada paciente que recebemos aqui”, disse.

A profissional destaca que cada kit “incluem atividades como palavras cruzadas, sudoku, charadas, caça-palavras, labirintos e mandalas para colorir”.

Seguindo os protocolos de segurança da unidade, todos os itens são higienizados e levados em uma cesta até a entrada principal da Unidade de Internação para Covid-19, onde são entregues a uma profissional do setor que, posteriormente, distribui os kits aos pacientes. Antes da entrega, cada kit é customizado e leva o nome do paciente hospitalizado.

“As atividades possuem diferentes níveis de complexidade para que possam entreter pacientes com diferentes culturas”, explicou a Flávia Santiago, integrante da comissão.

Além desses benefícios, o hábito de praticar jogos de passatempo é cientificamente comprovado como excelente exercício para o cérebro, podendo, desta forma, prevenir ou retardar doenças cognitivas e, ainda, melhorar a memória e atenção.

Uma história de assistência

Reconhecido como um dos melhores do Brasil, o Hospital Yutaka Takeda, localizado em meio a Floresta Nacional de Carajás, no Pará, realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade foi construída pela Vale em 1986 e é gerenciado, desde 1997, pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Possui certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Além disso, o Yutaka Takeda foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Vale destacar ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

20 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.