“Nós não estamos pedindo vacina, nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os Estados Unidos nos ajudem a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população. Esse é o apelo que lhe faço, olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a nossa população com a mesma dimensão da preocupação que os Estados Unidos têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta”, disse Barbalho.
O apelo também foi feito por outros governadores que integram a Amazônia Legal: Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).
Segundo o governo do Pará, a embaixada americana sinalizou positivamente pela articulação com o presidente Joe Biden. O embaixador Chapman disse que “o presidente Biden se comprometeu que antes, do final de maio, vai ser possível oferecer vacina para todos os adultos nos EUA, o que significa que vai sobrar e que o país está completamente aberto a oferecer vacina para o mundo”.
“Queremos trabalhar com vocês e cumprir com as normas legais do país, e que as empresas possam diretamente negociar com os estados no momento certo. Entendo que essa é a prioridade dos governadores é a saúde de sua gente. Vamos fazer isso como parte do diálogo do governo americano com a embaixada, junto com os seus governos estaduais”, afirmou Chapman.
O governador Helder Barbalho disse que também está conversando com institutos e empresas que fabricam imunizantes no Brasil, mas que por enquanto não há vacina disponível no mercado para compra emergencial. No início da semana, Barbalho visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V.
Pará já recebeu 481.040 doses de vacina do Ministério da Saúde ao Estado. Até o dia 30 de março, o Pará receberá 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19. O Estado é o 9º que mais vacina contra a Covid-19 no país, de acordo com dados divulgados neste final de semana pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.
Remo e Paysandu esperam casa cheia no Mangueirão | Daniel Aragão/PaysanduA cidade de Belém vai…
O combate à desigualdade na América Latina passa por quem está mais próximo do cidadão:…
Após a data limite os dispositivos que executam o sistema operacional não receberão mais correções…
Marcas de suor e desodorante comprometem a qualidade das roupas | ReproduçãoNos dias mais quentes,…
A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra 2025, na comparação com…
Cardeis não chegam ao consenso na escolha do sucessor de papa Francisco. | Reprodução Vatican…
This website uses cookies.