Helder negocia apoio político dos EUA para conseguir vacinas contra Covid-19

O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) pediu ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para que o país norte-americano ajude os estados da Amazônia na articulação para compra de vacinas contra Covid-19. O estado chegou a receber vacinas de forma proporcional à população. O pedido foi feito durante reunião, nesta sexta (5), junto a governadores de outros estados da Amazônia Legal.

Nós não estamos pedindo vacina, nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os Estados Unidos nos ajudem a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população. Esse é o apelo que lhe faço, olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a nossa população com a mesma dimensão da preocupação que os Estados Unidos têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta”, disse Barbalho.

O apelo também foi feito por outros governadores que integram a Amazônia Legal: Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Segundo o governo do Pará, a embaixada americana sinalizou positivamente pela articulação com o presidente Joe Biden. O embaixador Chapman disse que “o presidente Biden se comprometeu que antes, do final de maio, vai ser possível oferecer vacina para todos os adultos nos EUA, o que significa que vai sobrar e que o país está completamente aberto a oferecer vacina para o mundo”.

“Queremos trabalhar com vocês e cumprir com as normas legais do país, e que as empresas possam diretamente negociar com os estados no momento certo. Entendo que essa é a prioridade dos governadores é a saúde de sua gente. Vamos fazer isso como parte do diálogo do governo americano com a embaixada, junto com os seus governos estaduais”, afirmou Chapman.

O governador Helder Barbalho disse que também está conversando com institutos e empresas que fabricam imunizantes no Brasil, mas que por enquanto não há vacina disponível no mercado para compra emergencial. No início da semana, Barbalho visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V.

Pará já recebeu 481.040 doses de vacina do Ministério da Saúde ao Estado. Até o dia 30 de março, o Pará receberá 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19. O Estado é o 9º que mais vacina contra a Covid-19 no país, de acordo com dados divulgados neste final de semana pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Taxa de Desemprego Cai em Sete Estados no Terceiro Trimestre de 2024

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

3 horas ago

Mulher pede medida protetiva após perseguição do ex-companheiro em Tailândia

Uma mulher procurou a delegacia de Polícia Civil de Tailândia, nordeste paraense, na terça-feira (19),…

4 horas ago

Preparem-se! Quatro signos que terão sorte nos próximos dias

ReproduçãoUm pouco de sorte não faz mal a ninguém e quando o assunto é ter…

6 horas ago

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Reunidos no Rio de Janeiro, os chefes de Estado e de governo do G20, principal…

6 horas ago

Operações miram suspeitos de fraudes que possibilitaram venda de 7,4 mil bois criados ilegalmente no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão realizando, nesta terça-feira (19),…

8 horas ago

Família de Tailândia procura jovem desaparecido em Goiás

A família de Darlon Martins do Nascimento, ex-morador de Tailândia, nordeste do Pará, está em…

9 horas ago

This website uses cookies.