Helder negocia apoio político dos EUA para conseguir vacinas contra Covid-19

O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) pediu ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para que o país norte-americano ajude os estados da Amazônia na articulação para compra de vacinas contra Covid-19. O estado chegou a receber vacinas de forma proporcional à população. O pedido foi feito durante reunião, nesta sexta (5), junto a governadores de outros estados da Amazônia Legal.

Nós não estamos pedindo vacina, nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os Estados Unidos nos ajudem a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população. Esse é o apelo que lhe faço, olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a nossa população com a mesma dimensão da preocupação que os Estados Unidos têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta”, disse Barbalho.

O apelo também foi feito por outros governadores que integram a Amazônia Legal: Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Segundo o governo do Pará, a embaixada americana sinalizou positivamente pela articulação com o presidente Joe Biden. O embaixador Chapman disse que “o presidente Biden se comprometeu que antes, do final de maio, vai ser possível oferecer vacina para todos os adultos nos EUA, o que significa que vai sobrar e que o país está completamente aberto a oferecer vacina para o mundo”.

“Queremos trabalhar com vocês e cumprir com as normas legais do país, e que as empresas possam diretamente negociar com os estados no momento certo. Entendo que essa é a prioridade dos governadores é a saúde de sua gente. Vamos fazer isso como parte do diálogo do governo americano com a embaixada, junto com os seus governos estaduais”, afirmou Chapman.

O governador Helder Barbalho disse que também está conversando com institutos e empresas que fabricam imunizantes no Brasil, mas que por enquanto não há vacina disponível no mercado para compra emergencial. No início da semana, Barbalho visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V.

Pará já recebeu 481.040 doses de vacina do Ministério da Saúde ao Estado. Até o dia 30 de março, o Pará receberá 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19. O Estado é o 9º que mais vacina contra a Covid-19 no país, de acordo com dados divulgados neste final de semana pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá

Recent Posts

Re x Pa 777: restam poucos ingressos disponíveis na 1ª decisão

Remo e Paysandu esperam casa cheia no Mangueirão | Daniel Aragão/PaysanduA cidade de Belém vai…

5 horas ago

CAF lança atlas com indicadores sociais subnacionais na América Latina

O combate à desigualdade na América Latina passa por quem está mais próximo do cidadão:…

7 horas ago

Microsoft alerta usuários sobre fim de vida do Windows 10

Após a data limite os dispositivos que executam o sistema operacional não receberão mais correções…

11 horas ago

Como remover manchas de suor e desodorante das roupas

Marcas de suor e desodorante comprometem a qualidade das roupas | ReproduçãoNos dias mais quentes,…

17 horas ago

Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025

A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra 2025, na comparação com…

18 horas ago

1º dia de conclave de escolha do novo papa termina sem consenso

Cardeis não chegam ao consenso na escolha do sucessor de papa Francisco. | Reprodução Vatican…

23 horas ago