Governo do Estado decide manter preço médio dos combustíveis

O governador do Estado, decidiu manter congelados os valores do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF), que serve para calcular os valores do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. De acordo com a pesquisa de preços realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), entre 16 e 28 de fevereiro, o Pará deveria reajustar, para fins de cobrança do ICMS dos combustíveis, em 6,2% o diesel; 3,9% o etanol e 5,2% a gasolina, a partir do próximo dia 16 de março. O preço médio do gás de cozinha, GLP, foi reduzido em 1,2%.

A Secretaria da Fazenda do Pará não informou a pesquisa ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), responsável por publicar, no Diário Oficial da União, as variações no preço médio. Portanto, na próxima quinzena, os valores permanecerão inalterados.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, apenas oito estados brasileiros não vão reajustar o preço médio do diesel na próxima quinzena, segundo ato do Confaz: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

O Governo do Pará decidiu congelar os valores atuais do preço médio dos combustíveis, esperando que a próxima pesquisa, realizada no período de 1º a 15 de março, mostre redução dos preços médios, em função da isenção dos impostos federais do Pis/Cofins.

O PMPF registra o preço praticado nos postos de gasolina, e a evolução de acordo com o preço definido pela Petrobrás

Levantamento

A pesquisa efetuada pela Sefa é quinzenal, baseada nos documentos fiscais emitidos no período pesquisado. O Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) é a base de cálculo para cobrança do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre combustíveis. O preço sobre qual é cobrado o ICMS não será alterado, informa a Sefa.

O realinhamento do preço médio é um ato de rotina praticado pela Fazenda Estadual para acompanhar os valores executados na venda ao consumidor. O PMPF varia de acordo com as flutuações de preços praticados nos postos de gasolina.

A Secretaria da Fazenda alerta, porém, que a decisão de elevar ou baixar o valor cobrado ao consumidor é do mercado, e não do Estado. Portanto, caberá ao empresário decidir se repassa a queda ou aumento do PMPF ao consumidor.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mais de 20 concursos estão previstos para abril de 2025; veja

O mês de abril promete muitas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira pública. Mais…

10 minutos ago

Namorado de Sandy indica Playboy em dicas para apetite sexual

Nutrólogo de 45 anos é apontado como novo namorado da artista | (Agnews)/(Instagram)O nutrólogo Pedro…

6 horas ago

INSS: 13º antecipado injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário

A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…

6 horas ago

Caixa libera novo lote do saque-aniversário 2025 do FGTS

Os Trabalhadores que fazem aniversário em abril e aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia…

12 horas ago

Centrais sindicais e patronais criticam tarifaço de Trump

O “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode impactar em 10% o preço…

16 horas ago

Novas regras para emissão de notas fiscais por MEIs entram em vigor

Mudanças entram em vigor a quem é MEI | ( Marcello Casal Jr /Agência Brasil)A…

18 horas ago

This website uses cookies.