Saiba os riscos da automedicação para a saúde

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o inverno triplica as doenças respiratórias como gripe, resfriado, rinite, sinusite e bronquite. No período do inverno amazônico nas regiões Norte e Nordeste, que se estende até abril, é comum a incidência de resfriados e crises respiratórias.

Daniela Alves, farmacêutica do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, alerta para o uso de antigripais sem prescrição médica.

“A prática pode trazer sérios riscos à saúde, e a atenção precisa ser redobrada durante o período do inverno amazônico”, destacou a profissional da unidade gerenciada pela Pró-Saúde no Pará.

A profissional ressalta que neste período de inverno, os casos de gripe e resfriado aumentam e, consequentemente, cresce o consumo dos medicamentos sem orientação profissional.

“A busca por orientação medica e farmacêutica é essencial para que seja diminuído os riscos de intoxicações e hospitalizações por este motivo”, aponta.

Daniela ressalta que o uso correto do medicamento, respeitando horários e doses recomendados, também é fator importante para uma boa recuperação.

Ainda de acordo com a OMS, três em cada quatro brasileiros se automedicam. Os principais remédios usados em automedicação, são os antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios e xaropes para tosse.

“Com o alivio dos sintomas as pessoas postergam a procura pelo médico. E isso pode adiar o diagnóstico de doenças mais graves”, reforça a farmacêutica.

Quais os riscos da automedicação?

Os analgésicos são usados para dores leves e moderadas, como a dor de cabeça. Os anti-inflamatórios combatem dores decorrentes de inflamações.

O uso indiscriminado pode agravar problemas gástricos, ter ação anticoagulante, provocar hemorragias, prejudicar pacientes com problema cardíaco ou renal e agravar a hipertensão.

Os antitérmicos são usados para diminuir e estabilizar a temperatura do corpo. Pessoas com reação alérgica, ao usar o antitérmico, podem sofrer edemas (inchaço) da glote, impedindo a passagem de ar para os pulmões, e coceira.

Usado quando o nariz entope, o descongestionante usado constantemente pode causar taquicardia, elevação da pressão arterial, dependência e rinite medicamentosa.

Sobre o HCO

Fundado pela mineradora Vale, o Hospital 5 de Outubro possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade. Diante da pandemia, a unidade ampliou o número de leitos, equipamentos e profissionais, reforçando a estrutura de atendimento em uma região remota do país, em meio à floresta Amazônica.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

4 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

4 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

4 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

9 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

9 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

9 horas ago

This website uses cookies.