Categories: MarabáNotícias

MP recomenda transparência na vacinação, em Marabá

O Ministério Público do Estado do Pará, através das promotoras de justiça Mayanna Queiroz e Lílian Freire, expediu recomendação à prefeitura e à secretaria municipal de saúde de Marabá, orientando a adoção de medidas em relação ao processo de imunização da população. Entre os principais itens recomendados está a obediência à ordem de prioridades definidas no Plano Nacional de Vacinação e a transparência na execução da vacina.

Para que a transparência seja de fato efetiva, as promotoras orientam que as informações estejam disponíveis no portal da transparência, nas redes sociais oficiais, em linguagem de fácil leitura e interpretação. Além do uso do aplicativo “Vacinômetro”, desenvolvido pelo governo do Estado do Pará.

Orienta-se também que seja promovida ampla fiscalização para evitar as situações de “fura-fila”, divulgando à população sobre a possibilidade de serem denunciadas à ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde ou ao Ministério Público. Para minimizar as possíveis irregularidades, que seja encaminhado ao MPPA a listagem semanal com nome e indicações sobre qual grupo prioritário pertencem os vacinados.

Com a finalidade de evitar aglomerações, recomenda-se que sejam adotadas algumas medidas como a possibilidade de idosos serem vacinados em casa ou mesmo dentro do carro (drive thru), convocação da população por ordem alfabética e se for necessário, extensão do horário de vacinação. Inclusive que solicitem apoio da iniciativa privada para utilização de espaços para o sistema drive thru e promovam ampla divulgação por meio das mídias sociais, rádios e carros de som, sobre a programação completa e endereços dos locais de vacinação.

As promotoras consideram que em razão da disponibilidade limitada de doses da vacina faz-se necessária a definição de grupos prioritários e o Plano Estadual de Operacionalização para a Vacinação contra COVID-19 que prevê estratégias de imunização que evitem os quadros mais graves, para reduzir gradativamente o número de internações e mortes.

Assim, alertam que o não atendimento dessa recomendação pode implicar em uma conduta dolosa contra os interesses constitucionais relacionados à saúde, o que possibilitaria ajuizamento de ação civil pública. Portanto, as respostas sobre as providências adotadas para o cumprimento desta recomendação devem ser enviadas por escrito à promotoria de justiça.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

91 equipes participam do Torneio do Trabalhador em Tailândia

Além do feriado nacional, o Dia do Trabalhador em Tailândia, nordeste paraense, é marcado pela…

3 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Mais de 20,3 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024 já foram entregues online…

3 horas ago

Jogadores de Inter e Grêmio ajudam afetados pelas enchentes

Jogadores do Internacional e do Grêmio estão atuando no auxílio à população afetada pelas fortes…

4 horas ago

Vídeo: Motorista tem corpo dilacerado em acidente na BR-163

O motorista de um caminhão carregado com soja morreu após se envolver em um acidente…

5 horas ago

Aposentados começam a receber o 13º salário nesta quinta

Os aposentados que ganham mais que um salário mínimo (R$ 1.412) começam a receber benefícios…

7 horas ago

Vídeo: adolescente rouba arma e atira em vigilante de banco

Frame do vídeo mostra o exato momento em que o adolescente tira a arma do…

10 horas ago

This website uses cookies.