Categories: EconomiaNotícias

Ministro da Economia diz que auxílio deve durar 4 meses

O Governo Federal e o Congresso Nacional fecharam um acordo para retomar o auxílio emergencial nesta sexta-feira (12). Após uma reunião, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), afirmaram que o benefício só será viabilizado por meio de uma “cláusula de calamidade” a ser incluída em ajuste fiscal defendidas pela equipe econômica.

Saque do auxílio emergencial

“É fundamental que haja cláusula de calamidade pública para que possamos fazer flexibilização necessária para o auxílio”, disse Pacheco, em coletiva à imprensa.

O parlamentar disse ainda que o auxílio e a vacinação só deixarão de ser prioridades após o fim da pandemia.

“Nessa reunião externamos ao ministro Guedes e ao ministro Ramos (Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo) o que é o desejo e expectativa do Congresso em relação a esse momento. A prioridade absoluta é vacina e auxílio emergencial, que só deixarão de ser prioridade quando a pandemia acabar”.

Em contrapartida, Guedes tem cobrado do Congresso a aprovação de medidas de corte de gastos como compensação seguras para a retomada do auxílio emergencial. Ele indicou que o programa pode durar até quatro meses com o valor de R$ 250.

Pacheco disse ser “fundamental” que o Congresso faça sua parte em relação ao cronograma de reformas, citando como exemplo a reforma tributária. Ele afirmou que a expectativa é que o auxílio seja pago a partir de março.

“Há uma expectativa do Congresso, que é da sociedade, de que seja aprovado o auxílio. Que seja um auxílio suficiente para alcançar o maior número de pessoas com a responsabilidade fiscal que é preciso ter no Brasil. A expectativa é que possamos ter (o auxílio) no mês de março, abril, maio e eventualmente no mês de junho”, disse o presidente do Senado.

Pacheco disse que irá falar sobre o assunto na reunião com líderes da próxima quinta-feira, além de conversar com o relator da proposta, o senador Márcio Bittar (MDB-AC).

“Há uma perspectiva de retorno de alguns dispositivos que são inerentes a momentos de dificuldade, e o mais rápido possível para que tenhamos tranquilidade no brasil de enfrentar o problema da vacinação”, disse Lira.

O ministro Paulo Guedes reforçou a necessidade de corte de ajuste fiscal.

“Avançamos bastante exatamente no que foi dito aqui, o compromisso com a saúde, com vacinação e auxílio, e com a responsabilidade fiscal, o novo marco fiscal que representa o Pacto Federativo com essa cláusula de guerra. Vacina em massa, auxílio emergencial o mais rápido o possível e reformas. Nós temos o senso de responsabilidade fiscal”, disse Guedes.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Haddad diz que prorrogação da dívida do RS é provisória

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu nesta quarta-feira (15) que a decisão de suspender…

18 minutos ago

Tem Jogo no DOL e na Clube: ouça Paysandu x Goiás

Paysandu precisa vencer mais do que nunca | Rádio Clube do ParáO Paysandu enfrenta Goiás…

1 hora ago

Especialista do Regional do Tapajós alerta para cuidados com temperaturas oscilantes

Durante períodos de muita chuva e variações rápidas de temperatura ao longo do dia, há…

1 hora ago

PM apreende quase 2kg de cocaína e 1kg de oxi em Tailândia

Uma ação do 45° Batalhão de Polícia Militar apreendeu quase dois quilos de cocaína e…

1 hora ago

Homem é preso por suspeita de tráfico de entorpecentes em Itaituba, PA

Na noite desta sexta-feira (17), a policia militar apresentou na delegacia o homem identificado como…

5 horas ago

Dois suspeitos de homicídio morrem em intervenção policial no Pará

Dois homens morreram ao trocar tiros com agentes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas…

5 horas ago

This website uses cookies.