Hospital Yutaka Takeda inicia 2021 com manutenção da certificação de excelência

Conhecida como ONA 3, a certificação Acreditado com Excelência atesta a adoção de padrões internacionais de segurança assistencial

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, no sudeste paraense, inicia 2021 com uma importante conquista: a manutenção da certificação Acreditado com Excelência,  conquistada no final de 2019. A unidade, situada em meio a Floresta Nacional de Carajás, foi fundada pela mineradora Vale e é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, desde 1997.

A certificação é a mais alta avaliação de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  Associada à International Society for Quality in Health Care (ISQua), a avaliação da ONA segue padrões aplicados em países como os Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá. Hospitais com esse nível de excelência atendem a padrões internacionais de segurança assistencial, mantêm processos integrados e uma rede interna de comunicação eficiente entre as áreas. 

A auditoria que resultou na manutenção da ONA no hospital foi realizada em dezembro de 2020, quando vários setores e seus processos técnicos foram auditados. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a equipe da Fundação Vanzolini, entidade associada à ONA que realizou a auditoria, teve que se adequar ao momento e executar a atividade de forma remota, por meio da internet. 

Conhecida como ONA 3, a certificação Acreditado com Excelência tem validade de três anos, assim, a conquista do  Yutaka Takeda tem validade até 1 de janeiro de 2023. Diversos serviços foram analisados pelos auditores, como atendimentos ambulatorial e emergencial, gestão da comunicação, assistência farmacêutica, segurança patrimonial e infraestrutura. 

“Manter o nível de excelência é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos com colaboradores engajados na busca das melhores práticas assistenciais, focados na segurança e na obtenção de resultados positivos para a Instituição”, ressalta o diretor hospitalar, Marcos Silveira. 

Silveira também destaca que “ter conquistado a aprovação para a manutenção do selo foi fruto de muito esforço coletivo. Conseguimos demonstrar a segurança nas práticas assistenciais, a relação entre os processos e indicadores de resultados, os ciclos de melhorias e a permanência no foco em ações sustentáveis, que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio em que vivemos”. 

As certificações da ONA representam um padrão de qualidade cada vez mais presente em hospitais gerenciados pela Pró-Saúde. Trata-se da entidade filantrópica que mais conseguiu certificações do órgão para os hospitais que gerencia. 

Qualificação assistencial 

O Hospital Yutaka Takeda possui ainda outras conquistas de destaque, como ser o primeiro hospital no Brasil certificado pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que certifica a qualidade da assistência da instituição. 

Vale destacar ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH). 

A unidade também conta com um corpo clínico experiente e especializado. Para manter o atual padrão de excelência, o Hospital Yutaka Takeda investe constantemente em equipamentos modernos e com tecnologia para diagnósticos, prevenção e tratamentos. 

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

9 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

19 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

3 dias ago

This website uses cookies.