Crianças internadas no Metropolitano participam de oficina de máscaras de carnaval

O pequeno Luiz Guilherme, de apenas quatro anos, acabou se acidentando em uma corrente de moto no município paraense de Viseu. Ele está sendo tratado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, referência em traumas no Pará.

Brincalhão, o menino foi um dos participantes da “Oficina de Máscara de Carnaval” realizada na manhã desta terça-feira, 16, no Hospital Metropolitano. “Ele ficou bem animado, pois ele ama Carnaval, né?”, admite a mãe, Maria Cleiciane.

A oficina de confecção de máscaras carnavalescas foi idealizada como atividade lúdica para os pacientes internados no HMUE. A atividade foi realizada com crianças da Unidade de Internação Pediátrica (UIPedi).

Para que a oficina ocorresse com total segurança no atual momento da pandemia, todos os cuidados foram promovidos e respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Todos participaram usando máscaras, não a de Carnaval, mas a de proteção contra o coronavírus. O ambiente foi todo higienizado e o uso de álcool em gel foi obrigatório”, explicou Natalia Failache, coordenadora de humanização.

Após a confecção das máscaras, as crianças irão participar de um desfile com suas respectivas criações. A atividade é alusiva ao mês de fevereiro, mês tradicional de festas do Carnaval em todo o Brasil.

Humanização

A ação é uma forma de descontração para os pacientes mirins, promovendo bem-estar, promoção da qualidade de vida, humanização e sustentabilidade, pilares da gestão da Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de história, que administra o HMUE, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De acordo com a psicóloga Elzelis Santiago, a oficina gera benefícios para a criança e, sobretudo, é possível trabalhar temas atuais, como a proteção contra o vírus que ainda tem feito muitas vítimas em todo mundo.

A psicóloga explica ainda que as atividades propostas pelo Metropolitano auxiliam no tratamento e recuperação. “Geralmente, os atendimentos hospitalares acabam causando estresse para os pacientes, principalmente para as crianças”, pontuou.

‘Buscamos alternativas, por exemplo, para ajudar na superação do medo, aumentar a confiança e fortalecer a musculatura, a coordenação motora e as articulações”, complementa a psicóloga.

O Hospital Metropolitano, que pertence ao Governo do Pará e presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade possui uma ala exclusiva para o atendimento de crianças vítimas de traumas e/ou queimaduras.

Animado, Luiz Guilherme contou com a ajuda da mãe durante a oficina. Foto: Comunicação / HMUE.
Criatividade na hora de produzir a máscara de carnaval. Foto: Comunicação / HMUE.
A oficina contou com a presença de crianças do Hospital Metropolitano. Foto: Comunicação / HMUE.
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

3 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

3 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

3 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

8 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

8 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

8 horas ago

This website uses cookies.