Notícias

Segup deflagra Operação Enem com mais de sete mil agentes

Mais de sete mil agentes de segurança pública estarão mobilizados para atuarem em uma ação especial nos próximos dois finais de semana. A Operação Enem, coordenada pela Segup e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já está planejada para dar apoio na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, em todo o Estado, colaborando com a logística na segurança da distribuição das provas nas duas fases do certame nacional, dias 17 e 24 de janeiro. No Pará, cerca de 330 mil estudantes farão o Enem.

As ações envolverão, de forma integrada, representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.

“Estaremos este ano com o Enem diferenciado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Em razão disso, todo o esquema de segurança, que sempre foi utilizado nas provas anteriores do Enem serão mantidos, além disso observando todas medidas de precaução e protocolos das organizações de saúde”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado.

Ele acrescentou que a Segup dá o apoio necessário à distribuição das provas, “com escolta, vigilância nos pontos principais de provas para que possamos evitar qualquer tipo de ocorrência na área criminal, mas também as aglomerações desnecessárias, que venham a ocorrer”.

Já no sábado, 16, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fará o transporte das provas para a cidade de Anajás, no arquipélago do Marajó. A viagem até o local é feita somente de barco e leva dois dias, com o modal aéreo, o traslado ocorrerá em apenas uma hora.

Nos dias das provas, as ações iniciarão às 6h com a escolta das provas pela Polícia Militar e no deslocamento dos malotes, até os mais de 900 locais de prova, distribuídos em 80 municípios paraenses, onde o Exame será aplicado.

Descentralização – Este ano, assim como já utilizado nas Eleições 2020, a segurança pública implementará os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Capital, que irá abranger também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionarão nos dois dias das provas.

Em Belém, o CICCE funcionará no plenário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 305.

“Estaremos a postos também com o nosso Centro Integrado funcionando, como sempre esteve, de forma integrada com a presença de todos os órgãos envolvidos nesse processo. Eles estarão atuando no Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup, contando com a presença dos órgãos, tanto da esfera Municipal quanto Estadual, Federal, de Educação e Logística, reunidos em um único local, podendo dirimir quaisquer dúvidas e resolver eventuais problemas que possas ocorrer”, destacou o secretário.

Ualame Machado enfatizou, também, que o Centro Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup, “funcionará como mediador do que ocorrer para que possamos atuar com a solução imediata. Nossa expectativa é de que tudo ocorra dentro da normalidade e do programado para a realização das provas”.

Vídeomonitoramento – No dia do exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento eletrônico de mais de 170 câmeras espalhadas nos principais pontos da Região Metropolitana de Belém. A previsão de término é até às 22h, depois da coleta das provas e do direcionamento para o local de correção, no estado de São Paulo.

Haverá aplicação do Exame em 80 municípios do Estado. Na capital, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar.

Logística – Os malotes com as provas do Enem já chegaram ao Pará e foram imediatamente distribuídos para os quatro centros regionais do interior, nos municípios de Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) dá apoio na segurança e fiscalização dos portos para garantir uma chegada tranquila aos alunos que se deslocarm das regiões ribeirinhas para prestarem o Exame na capital, Belém.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mercado reduz projeção de inflação e prevê crescimento da economia

O mercado financeiro reduziu a previsão de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus,…

28 minutos ago

Motociclista fica ferida em acidente na BR-230 em Itaituba

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), na BR-230 na rotatória da 7ª rua…

3 horas ago

Inscrições para o Encceja vão até esta sexta-feira (10)

Oportunidade de conclusão dos estudos para jovens, adultos e idosos, o Exame Nacional para Certificação…

3 horas ago

Ex-BBB 24 Nizam publica nudes em site de conteúdo adulto

Nizam chamou a atenção dos internautas ao publicar bastidores de ensaio nu no Instagram |…

5 horas ago

Homem é mantido em cárcere privado em Novo Progresso

Na noite desta terça-feira (7), um homem teve sua caminhonete Chevrolet/S10 Z71 de cor branca…

8 horas ago

Dupla é presa por assalto a banco no PA em que funcionários tiveram explosivos amarrados aos corpos

Uma dupla de homens foi presa, apontada como participante de um assalto a banco que…

8 horas ago

This website uses cookies.