O governo do Pará anunciou nesta quinta-feira (28) um decreto com novas medidas restritivas para impedir o avanço do coronavírus no Pará. As medidas foram discutidas com as câmaras municipais. O decreto também mudou a bandeira do estado para laranja.
Na última quinta-feira (21), festas, shows e o funcionamento de bares foram proibidos em todo o território, mas as medidas não foram suficientes para conter a disseminação da doença. O decreto será anunciado na quinta-feira e entrará em vigor na sexta-feira (29).
O decreto, que terá duração inicial de 15 dias, entra em vigor nesta sexta-feira (29). De acordo com as medidas, multidões de mais de 10 pessoas em locais públicos serão proibidas; as praias, spas e riachos estarão fechados nos finais de semana e feriados; durante o carnaval, os feriados da administração pública serão cancelados.
O governo já havia mudado a bandeira da região do Baixo Amazonas, que fica na fronteira entre os dois estados, de laranja para vermelha.
Fica estabelecido segundo o decreto:
- Só será permitido eventos privados para até 50 pessoas, assim como reuniões;
- Eventos em bares, casas de shows permanecem proibidos, bem como realização de shows e festas.
- Restaurantes apenas com 50% da capacidade. Bebidas alcoólicas só poderão ser consumidas até 22h;
- Praias e balneários estão fechados às sextas, sábado, domingos e feriados.
- Clubes estão restritos as atividades coletivas;
- Órgão públicos funcionarão de 9h as 15h;
- Aulas nas escolas públicas continuam suspensas;
- Escolas privadas permanecerão abertas, prestigiando sistema remoto, escalonamento e rodízio de alunos em dias e turnos;
- Salões de beleza e clínicas de estética somente com hora marcada
- Academias somente com hora marcada e sem aulas coletivas;
- Lojas de conveniência sem consumo de bebidas alcoólicas no local em qualquer hora e vendas de quaisquer bebidas alcoólicas permitida apenas até 22h, inclusive supermercados.
- Supermercados apenas uma pessoa por grupo familiar.
- Festas em barcos serão fiscalizadas com a ajuda da Capitania dos Portos