Pelo terceiro ano consecutivo a unidade gerenciada pela Pró-Saúde é reconhecida por projeto que reutiliza água dos aparelhos de ar-condicionado
A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, ganhou pelo terceiro ano consecutivo o título de menção honrosa durante a 13° edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS).
O evento é uma criação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP), voltado aos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, reconhecendo iniciativas sustentáveis e socioambientais.
Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Seminário foi realizado de forma on-line, entre os dias 7 e 10 de dezembro. Durante o evento, o HRSP apresentou projetos desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade da unidade.
De acordo com o diretor Hospitalar, Valdemir Girato, ao longo dos últimos anos, a instituição vem desenvolvendo ações voltadas ao meio ambiente, contribuindo para transformar o hospital em uma unidade de referência em sustentabilidade na região amazônica.
“Somos uma unidade hospitalar localizada no interior da Amazônia, é imprescindível que desenvolvemos projetos e ações que contribuam para a preservação da natureza”, ressalta.
O título de menção honrosa conquistado pelo HRSP foi entregue pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, organizadora do seminário. O reconhecimento foi obtido pelo projeto “Ecolaborador” e “Reuse”, implantados pela na unidade.
“Com o “Reuse” nós conseguimos coletar e reaproveitar a água dos aparelhos de ar-condicionado, que são utilizadas para desinfecção e sanitização de áreas comuns da unidade, e para regar plantas e árvores do hospital”, explica Izailson Machado, gerente de apoio do HRSP.
Já o projeto “Ecolaborador”, desenvolvido desde 2018, estimula o descarte correto do óleo de cozinha, com um ponto de coleta na unidade. O produto trazido por colaboradores e usuários, é recolhido por uma empresa e transformado em sabão e biodiesel.
Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará também implantou o “Sustentar”, projeto que reutiliza insumos como latas de leite, bobinas de sacos plásticos, papelão, dentre outros, que são transformados em brindes e doado aos colaboradores, como forma de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da segurança do paciente.
Segundo Izailson Machado, os projetos apresentados no seminário demonstram o resultado de muito trabalho e dedicação da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, que vem realizando um trabalho diferenciado.
“A menção honrosa é um reconhecimento do trabalho que todos os colaboradores vê desenvolvendo para tornar a unidade mais sustentável e que possa contribuir na redução dos impactos ambientais”, destaca.
O HRSP é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios na região onde está inserido.
Inaugurado no ano de 2006, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A Pró-Saúde é uma instituição filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
This website uses cookies.