Saúde

Álcool em gel pode ser perigoso para crianças; Saiba cuidar

Uma menina de sete anos foi hospitalizada após sofrer uma suspeita de intoxicação por álcool em gel no Distrito Federal, em Brasília. Segundo o pai, ele ficou tonto e até perdeu a consciência depois de lavar as mãos com o produto.

Segundo o médico que atendeu a menina, isso se deveu à inalação acidental da substância. Lavar as mãos com água e sabão até os pulsos ou limpar com álcool gel 70% é uma das principais recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenir o contágio com o novo coronavírus. No entanto, os pais precisam estar vigilantes e ajudar seus filhos a fazer isso da maneira certa.

Caso raro

O pediatra e toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, relata que casos como o da menina brasiliense são muito raros.

Segundo Wong, para que a intoxicação ocorra nesse nível, a criança deve ter inalado grande quantidade de álcool gel ou ingrediente do produto,

“Quando o álcool é inalado, é absorvido pela mucosa nasal e pelo pulmão. Assim, entra no sangue e, em grandes quantidades, causa intoxicação ”, explica.

“Mas, no caso dessa menina, deve ter acontecido mais do que apenas inalar. Ela pode até ter tomado”, diz a pediatra.

Wong explica que álcool gel 70% contém em sua composição ágar – substância que o torna mais consistente e também é encontrada em alimentos como gelatina, gelatina e sorvetes – e álcool etílico em concentração duas vezes maior que na cachaça: 37%.

É essa característica que pode causar o efeito da embriaguez. Ele diz que meia xícara de café seria o suficiente para deixar uma criança nesse estado, por exemplo. “Mas varia de acordo com o tamanho da pessoa”, observa.


Cuidado com a exposição ao calor

A especialista alerta que o álcool gel está fora do alcance das crianças. Também alerta para o fato de que muitas pessoas carregam o produto dentro do carro. “Se a temperatura dentro do veículo estiver em torno de 60 graus, o álcool pode evaporar e explodir”

O médico explica que isso acontece porque o álcool é rico em hidrogênio, que ao ser misturado ao oxigênio do ar causa uma reação de combustão. Mas a evaporação é mais difícil se estiver na forma de gel.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

17 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.