Exigida pela nova pandemia do coronavírus, a justiça eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre os procedimentos a serem adotados durante a votação, que ocorre neste domingo (15), a partir das 7h às 5h da tarde.

Deve-se levar um documento oficial com a foto e a máscara, cujo uso é obrigatório em todos os momentos. A justiça eleitoral também recomenda que, se possível, o eleitor traga sua própria caneta para assinar o caderno de votação, a fim de compartimentar os objetos e divulgar o novo.
À semelhança dos acontecimentos de anos anteriores, o elemento que já efetuou o registo biométrico pode, se preferir, utilizar a aplicação e-Titulo para se identificar, bastando para isso mostrar o ecrã do aparelho celular ao mesário.
Uma ferramenta digital não exige que o eleitor tenha documentos em papel, o eleitor também pode levar uma cola conhecida durante a votação, com o número de seus candidatos. Porém, é importante lembrar que é proibido o transporte de seu celular dentro da cabine de votação. Então se for mesmo necessário, é melhor levar a cola para o papel. Dentro da cabine, câmeras, câmeras de vídeo, equipamentos de radiocomunicação ou cais também são instrumentos proibidos que podem comprometer ou manter o voto secreto.
Esses dispositivos devem ser mantidos na mesa de votação enquanto o eleitor vota. A expectativa é que a justiça eleitoral forneça álcool gel aos eleitores.
Segundo as projeções, também haverá álcool 70% disponível para limpeza de superfícies. Os organizadores das eleições não estão incentivando o uso de luvas, seja por pesquisadores ou eleitores, argumentando que o artigo desencoraja a higienização frequente das mãos e de um vetor. transmissão da covid-19 em caso de descumprimento de dispositivo.
A seguir, estão as recomendações aos eleitores feitas pela justiça eleitoral no plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 no site do TSE.
Instruções de como se comportar nessas eleições:
- Você estiver apresentando febre, não saia de casa
- Não se transporte para nenhuma seção eleitoral, mantenha uma distância, no mínimo, de um metro das outras pessoas da fila e evite entrar nos veículos de cheios.
- A uma distância, não mínima, de um metro de outras pessoas em duas assembleias de voto. Evite o contacto físico com outras pessoas, como abraços e aberturas de mãos
- Respeite o sinal de distância entre filas e secções eleitorais (autocolantes assinados como nós chãos) – Só pode comparecer na assembleia de voto local. Evite trazer crianças e colegas
- Fique conosco para votar sozinho ou o tempo suficiente para votar
- Use uma máscara desde o momento em que sair de casa sujeito a um horário
- Não podemos comer, beber ou beber qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.
- É possível acender seu próprio bastão assassino ou título de eleitor.
- Mostre seu documento oficial com uma foto, apontando os braços na direção do mesário. O servidor verificará os dados de identificação remotamente
- Você pode esperar pela identificação ou o servidor pode pedir que você dê dois passos para trás e passe rapidamente para a máscara
- Lave as mãos com álcool gel antes de votar.