Fake news eleitoral: Operação da Polícia Civil desarticula associação criminosa

A Operação “Gato Escaldado”, realizada na manhã desta quarta-feira (04), desarticulou uma associação criminosa especializada na produção de ‘fake news eleitoral‘ no município de Tucuruí, no sudeste do Estado.

A ação foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Eleitoral para dar cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral.  

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher, os quais eram responsáveis pela produção e disseminação do material ilícito.

Nas residências dos presos foram apreendidos vários telefones celulares, chips, materiais de propaganda política irregular, galões de combustível, além de computadores, HDs, pen drives, dentre outros objetos.

Os presos foram encaminhados a sede do Ministério Público Eleitoral, onde estão sendo ouvidos e o material apreendido será encaminhado para perícia após autorização judicial. Após inquérito instaurado, eles vão responder pelos crimes eleitorais previstos nos artigos 326-A, 324 e 325 pela prática de crime ou ato infracional na propaganda eleitoral, imputando-lhe fato de caluniar e ofender a reputação de outras pessoas, além de associação criminosa.

Segundo o Superintende da Região do Lado de Tucuruí, Delegado Rommel de Souza, o crime de fake news eleitoral atinge não apenas as pessoas responsáveis pela sua produção, mas também todos que a divulgam em grupos e redes sociais, por essa razão e considerando a quantidade de material apreendido, uma nova operação poderá ser deflagrada a qualquer momento.

Permanecem foragidos, Suely Barros Carvalho e Toni Ramos Fernandes, este segundo era a pessoa que produzia os áudios falsos veiculados na internet em vários municípios da Região do Lago de Tucuruí.

Participaram da operação três promotores de justiça de Tucuruí, além das equipes policiais civis de Tucuruí e do Breu Branco.

Fonte: Agência Pará
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

4 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

4 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

4 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

9 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

9 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

9 horas ago

This website uses cookies.