Operação do Ministério Público (MPE) realizada nesta sexta-feira (13), com apoio da Polícia Civil e Militar, realizou busca e apreensão na casa do candidato a prefeito de Portel Alex Aquino e em outras duas suspeitas propriedades. Cerca de sete mil reais e uma arma foram apreendidos nesses locais.
A diligência foi solicitada pelo promotor eleitoral da zona 44, Rodrigo Silva Vasconcelos, após inquérito preliminar que apontou para a prática de eleições ilegais do candidato. O juiz Lucas Furlan concedeu os registros.

Uma queixa ao Ministério Público eleitoral denunciou que dinheiro e combustível estavam a ser detidos e distribuídos aos eleitores em Portel nas três propriedades atacadas pelos eleitores em Portel a pedido do candidato a autarca Alex Aquino.
Para apurar a denúncia, o procurador eleitoral Rodrigo Vasconcelos e sua equipe foram aos locais denunciados, quando perceberam que várias pessoas entravam e saíam dos locais designados, o que levantou a suspeita de um forte indício de conduta eleitoral. irregular. ligada à captura ilegal do voto. O MEP anexou fotos do movimento ao pedido de busca e apreensão.
O Ministério Público destaca ainda que durante as investigações realizadas no dia 12 de novembro, em uma das entradas, no veículo do candidato Alex Aquino, foi encontrado um caderno que atesta a promessa de distribuição de combustível com o objetivo claro de captura ilegal de sufrágio . . Esse fato gerou um procedimento eleitoral.
Diante disso, solicitei a emissão do despacho de busca e apreensão, com urgência, para verificação da veracidade das informações, o que foi concedido pelo tribunal na sexta-feira, com o cumprimento do pedido nos três locais. ”, Sublinhou o promotor eleitoral Rodrigo Vasconcelos.