A Caixa Econômica Federal liberou hoje ajuda emergencial hoje (29 de novembro) a 3,5 milhões de brasileiros nascidos em maio. 1,2 bilhão de reais está sendo destinado a beneficiários que não participam do Bolsa Família e são do ciclo de pagamento do programa 5. Os membros do Bolsa Família participaram de acordo com o cronograma do programa social.

Desse montante, 175,3 mil receberá 115,3 milhões de reais no valor de 600 reais (1,2 mil reais para o chefe da família). O restante, 3,3 milhões de beneficiárias, receberá ajuda emergencial de R$ 300 (R$ 600 para chefes maternos), totalizando R $ 1,1 bilhão.
Recursos disponíveis em poupança social digital e disponibilizados pela app Caixa Tem. Com o app Caixa Tem, é possível compra pela Internet e em máquinas com diversos equipamentos comerciais, via cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar contas, como água e telefone por meio do próprio aplicativo ou em lojas de loteria.
O cronograma de pagamento de ajuda de emergência é dividido em crédito de conta de poupança social digital e pagamentos em dinheiro. Os beneficiários transferem sua participação no período por mês de nascimento.
Os saques e transferências para quem receber o empréstimo neste domingo estarão disponíveis no dia 11 de janeiro. A partir dessa data, o beneficiário pode sacar o auxilio em caixas eletrônicos, Caixa ou loterias ou utilizar o aplicativo Caixa Tem para enviar o valor depositado para outros bancos com tarifa zero.
Segundo a Caixa, não é necessária uma nova candidatura para beneficiar da prorrogação do auxílio, somente aqueles que já utilizaram e se beneficiam dos novos requisitos selecionados no MP ainda poderão utilizar o serviço.