Categories: MarabáNotícias

Hospital Regional do Sudeste do Pará comemora 14 anos com mais de 4 milhões de atendimentos

Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso
Hospital Regional do Sudeste do Pará

A unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios no Estado

Na próxima segunda-feira, 19/10, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), localizado em Marabá, comemora 14 anos de funcionamento com mais de 4 milhões de atendimentos realizados.

A unidade, mantida pelo Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2006, é referência para mais e 1 milhão de pessoas de 22 municípios na região sudoeste.

Nesses 14 anos, o HRSP já realizou 37 mil cirurgias, 364 mil atendimentos ambulatoriais, 2,8 milhões de exames, 45 mil internações e 455 partos de alto risco, entre outros procedimentos.

No primeiro semestre de 2020, a instituição alcançou uma importante marca: 98,4% de aprovação entre pacientes e acompanhantes. O resultado é um reconhecimento da qualidade assistencial, com base na pesquisa de opinião de usuários do hospital.

A pesquisa é realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por meio de questionário disponibilizado por todo hospital, e que permite a avaliação dos serviços prestados sob a ótica dos pacientes.

Entre os exemplos da avaliação positiva, está a paciente Fábila Santos, que estava na unidade para uma consulta oftalmológica. De acordo com ela, o atendimento é de alta qualidade, desde a portaria até a consulta médica.
“Sempre sou bem atendida quando venho ao hospital. Os médicos e enfermeiros são atenciosos e nos repassam todas as informações que necessitamos para a nossa saúde”, comenta.

A qualidade assistencial do HRSP é uma marca de sua gestão, incentivado nas unidades administradas pela Pró-Saúde em todo o país.
O trabalho de inteligência da entidade, uma das maiores no Brasil na área de gestão hospitalar, visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Especialidades

Entre as especialidades existentes no HRSP e oferecidas à população, a unidade conta com anestesiologia, cardiologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, infectologia, nefrologia e obstetrícia.

O HRSP também conta com serviços de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) adulto, pediátrica e neonatal, bem como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Além de cirurgias geral, pediátrica, buco-maxilo-facial, vascular, plástica e reparadora.

Um outro diferencial da unidade está no Centro de Hemodiálise, voltado para a realização de exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e métodos gráficos (ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio x, ultrassonografia, teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma e endoscopia).

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, ao longo dos últimos anos o hospital buscou ampliar o número de especialidades e serviços oferecidas à população, diminuindo assim o deslocamento para os grandes centros urbanos.

“Um dos nossos grandes desafios é oferecer para a sociedade um número diversificado de especialistas e serviços, que possa atender toda a demanda da região. Hoje, possuímos 84 médicos e 642 colaboradores que atuam diariamente na assistência a saúde”, ressaltou.

Combate à Covid-19

Neste ano, desde abril, o HRSP é uma das unidades do país enfrentando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Foi um dos hospitais selecionados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) e Ministério da Saúde para atender casos graves da doença na região. Ao todo, são 10 leitos de UTI Adulto exclusivos para a Covid-19,
Nesse período, o HRSP foi pioneiro na implantação de um novo método de terapia não invasiva para o tratamento respiratório de pacientes com o novo coronavírus. A unidade começou a utilizar máscaras de mergulho, adaptadas aos respiradores, que além de auxiliar os pacientes também diminuem os riscos de contaminação.

Para Cassiano Barbosa, diretor Técnico, a chegada da pandemia trouxe grandes e novos desafios aos médicos, com alto grau de contágio e sem protocolos de tratamento específicos no início.

“Foi e ainda é um grande desafio para os profissionais de saúde em todo país, que nunca tinham enfrentado uma doença com essa magnitude. Tivemos que nos adaptar e recorrer a novos tratamentos para auxiliar nossos pacientes”, destacou.

Até o momento, 145 pacientes se recuperaram da Covid-19 no HRSP e puderam voltar às suas famílias.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

4 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

4 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

4 horas ago

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

8 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

8 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

9 horas ago

This website uses cookies.