Neste sábado, 3 de outubro, será comemorado o Dia Interamericano da Água
Em tempos de pandemia, a água é recurso indispensável para o combate ao novo coronavírus (Covid-19), principalmente na higienização das mãos e dos ambientes.
Localizado entre os rios Itacaiúnas e Tocantins, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, a água é utilizada principalmente na desinfecção de espaços na unidade.
Com o objetivo de contribuir para o meio ambiente e aumentar a sustentabilidade no HRSP, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde elaborou um projeto de preservação de recursos hídricos e que foi implantado em março deste ano.
O projeto “Reuse” capta a água das centrais de ar da instituição e foi desenvolvido pela Comissão de Sustentabilidade do HRSP. O sistema instalado coleta as gotículas de água dos aparelhos, que por meio de um sistema especial de drenagem, direciona e acondiciona o líquido em recipientes para o reuso da água.
Já no primeiro mês do projeto mais de três mil litros de água foram coletadas, sendo utilizados desde o início da pandemia na sanitização de áreas comuns do hospital, bem como de pisos, calçadas, corredores, janelas e até portas.
Em fase de expansão, o projeto pretende economizar reaproveitar cerca de 900 mil litros de água por ano das 150 centrais de ar da unidade. Além disso, a economia financeira gerada poderá ser aproveitada em outras ações do hospital.
Segundo Izailson Alves, gerente de Apoio do HRSP, ao longo dos últimos anos, a instituição vem desenvolvendo ações sustentáveis, em especial realizadas pela Rede de Hospitais Saudáveis, que se dedica a transformar o setor da saúde em um exemplo para a proteção do meio ambiente.
“Conquistamos menção honrosa, da Rede Hospitais Saudáveis, ao participarmos do Desafio de Saúde pelo Clima, e de Resíduos Sólidos no ano passado. Com o desenvolvimento do projeto Reuse, queremos obter resultados que garantam resultados sustentáveis e favoráveis ao meio ambiente”, ressaltou.
O HRSP é uma unidade do Governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Comemorado no primeiro sábado de outubro, o Dia Interamericano da Água foi criado pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). O objetivo da data é sensibilizar a população sobre a importância de conservar este valioso recurso natural.
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos
Na madrugada desta quinta-feira (14), uma festa rave regada a drogas foi encerrada por policiais…
O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…
A cara da burocraciaFoi uma pá de cal nos empreendedores a reunião virtual dos representantes…
Na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro de 2024, uma pedestre ainda não identificada foi…
Um homem, identificado como Antônio Edgleison Rocha, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar…
This website uses cookies.