Categories: CuriosidadesSaúde

Dia Mundial da Saúde Mental: Com 5 dicas, especialista explica como manter um bom cuidado com a mente

Os cuidados com saúde mental são diários, ainda mais em tempos de pandemia que transformou a rotina de muitos brasileiros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, atingindo mais de 12 milhões de pessoas.

Para ajudar a enfrentar esse momento tão delicado, psicóloga do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), orienta com alguns cuidados necessários que devemos ter no dia a dia para manter um bom cuidado com a saúde mental.

Para Nailsa Oliveira, psicóloga do HRSP, com o avanço da pandemia, muitas pessoas estão desenvolvendo vários sintomas psicológicos. Entre eles, o aumento do estresse, depressão, insônia e irritabilidade que prejudicam a saúde.

“É necessário uma readaptação a todas essas mudanças que o mundo sofreu nos últimos meses devido à Covid-19. Precisamos reajustar a nossa mente a essa situação de crise”, afirma.

A especialista destaca a importância de dormir bem e os cuidados com a alimentação. “Além de uma boa noite de sono, deve-se manter uma dieta balanceada. É possível utilizar técnicas de respiração que podem ajudar na diminuição da ansiedade. Caso seja necessário busque sempre por ajuda profissional”, diz.

Dicas para uma boa saúde mental
  • Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: Tente um novo hábito, aprenda a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato ou atividade cultural;
  • Encontre a felicidade além das redes sociais: Se possível, abandone as redes sociais por alguns minutos de seu dia, para descansar a mente. Não passe horas visitando a página daquela pessoa que você acredita ser feliz, procure encontrar a sua felicidade.
  • Reflita sobre sua vida: Questione se você está feliz, ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa autopercepção irá ajudar a tomar decisões que condizem com seus verdadeiros interesses;
  • Melhore seus relacionamentos: No campo das amizades ou dos relacionamentos amorosos, aprenda a manter relações que não sejam tóxicas. É preciso manter-se longe de quem nos agride psicologicamente;
  • Seja pé no chão: Não deixe ser consumido por hipóteses catastróficas, foque no presente e no que de fato pode ser feito, para prevenir o pior cenário e mitigar os desafios que já existem.

O Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade é referência em atendimento de média e alta complexidades para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios paraenses.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

2 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

13 horas ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

1 dia ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

1 dia ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

2 dias ago

This website uses cookies.