A partir desta quarta-feira (9) iniciam as inscrições para o programa Forma Pará, que irá ofertar 405 vagas em cursos de graduação em nove municípios do Estado. O programa é uma iniciativa das Universidades Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia (Sectet).
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) é a responsável pelo Processo Seletivo, que tem inscrições abertas até o dia 22 de outubro. As provas serão realizadas no dia 13 de setembro, mas com possibilidade de prorrogação devido as condições de segurança relacionadas à covid-19.
Os pedidos de isenção por pessoas de comprovada baixa renda serão aceitos até 18 de setembro e a taxa de inscrição de R$ 80 deverá ser paga até o dia 23.
As aulas serão na modalidade modular, onde os cursos funcionarão, preferencialmente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro. No Intervalar, funcionarão em janeiro, fevereiro, parte de março, julho e agosto. Os calendários acadêmicos de cada instituição serão divulgados pelas próprias universidades.
Do total de vagas por curso, no mínimo 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ou, ainda, que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o Ensino Médio em escola privada.
Cursos
Na Unifesspa serão ofertadas:
Na UFOPA serão ofertadas:
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…
Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…
This website uses cookies.