Categories: MarabáNotícias

Morre em Marabá mulher considerada uma das mais velhas do Pará

A centenária Maria Filomena da Silva Costa, de 117 anos, a mulher mais velha de Marabá e uma das mais velhas do Pará, descansou ás 16h30 de quinta-feira (24). Ela morava em sua chácara que fica no Km 8 da PA-150, bem perto de Morada Nova. Segundo os familiares, Filomena faleceu de causas naturais. O enterro foi sexta-feira, às 16 horas, no Cemitério São Miguel, na Marabá Pioneira.

“Ela não estava doente. Foi ficando fraquinha, perdeu movimento das pernas primeiro, depois um braço também atrofiou”, relatou a filha-neta Josefina da Silva Cruz. A idosa tinha dois filhos-netos, 5 bisnetos e 16 tataranetos.

(Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Para quem duvidar de sua idade, a certidão de casamento a mulher foi publicada pelos familiares o livro com a data do registro de seu casamento que foi às 17 horas do dia 9 de outubro de 1937. Nesta data, Filomena estava com 33 anos, como confirma o cartório e teve como padrinho o prefeito Antônio Vilhena de Souza e o matrimônio foi presidido pelo juiz suplente Manoel Domingues. Assim, uma conta matemática simples nos leva ao ano de 1904, data de seu nascimento.

(Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Ela era filha de Ana da Silva e Osório Aires Medeiros, tendo nascido em Carolina-MA. Com menos de um ano de idade veio com a mãe para Marabá, porque o pai não quis assumir a sua paternidade. Aqui, Ana da Silva trabalhou como cozinheira. Seu pai era tio do saudoso médico Demóstenes Ayres de Azevedo, que também era de Carolina e que veio exercer a medicina em Marabá.

Seu casamento em 1937 foi com Ismael da Costa, que trabalhava como carpinteiro. Ele faleceu ainda na primeira metade do século passado e Filomena, então, casou-se novamente, com José Rodrigues Neto.

Em 1968, Maria Filomena abandonou a cidade junto com o marido e foi morar na chácara onde residiu até o dia de sua morte. Era no meio da floresta densa, depois de Morada Nova, uma comunidade que ninguém imaginava ainda que existiria. A PA-150 estava apenas no papel.

O casal viveu ali quase meio século de vida juntos. O marido faleceu em 2017.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

3 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

13 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

1 dia ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

This website uses cookies.