Malefícios do Cigarro e sua relação com o Coronavírus

Fumantes precisam de atenção redobrada para a Covid-19

“Especialista orienta sobres os riscos no consumo do cigarro e apresenta dicas para largar o vício”

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), além de fazer mal para a saúde, fumar aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a forma mais grave da Covid-19.
A informação é reforçada por Cassiano Barbosa, cirurgião geral e urologista que atua pela Pró-Saúde, como diretor Técnico no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA).

“Estudos já apontam que os fumantes são os mais vulneráveis a doenças infecciosas, como, por exemplo, a Covid-19. O tabaco afeta substancialmente a resposta imune do organismo, prejudicando o sistema de defesa contra vírus e bactérias”, explica.

Segundo nota técnica divulgado pelo INCA, as chances de adquirir a forma mais grave da doença são 14 vezes maiores entre fumantes do que entre não fumantes.
O especialista da Pró-Saúde ressalta que a melhor prevenção contra a doença é para de fumar, e da cinco dicas para diminuir o consumo do cigarro:

  • Não deixe de buscar ajuda profissional e apoio médico, fundamental para vencer o vício;
  • Escolha um método, que pode ser abrupto ou gradual, para restringir o hábito de fumar. O tratamento do tabagismo é individualizado, e muda de pessoa para pessoa;
  • Execute técnicas de respiração e atividades físicas em casa para controlar a ansiedade;
  • Encontre substitutos saudáveis quando sentir vontade de fumar, ingerindo frutas geladas picadas, bebendo água gelada ou consumindo água de coco, por exemplo;
  • Evite o consumo exagerado de café e bebidas alcoólicas que, de acordo com estudos científicos, está associado ao consumo excessivo de cigarro.

O HRSP é referência para 22 municípios no tratamento de casos graves da Covid-19. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Aumento da Violência em Santarém: Assalto em Estabelecimento Comercial

Nesta quarta-feira (13), uma dupla de criminosos realizou um assalto em um estabelecimento no Centro…

14 minutos ago

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos,…

14 minutos ago

Com Anitta e Beyoncé, Grammy divulga indicações; confira!

O Grammy anunciou as indicações para sua próxima edição, que ocorre em fevereiro do ano…

2 horas ago

Dia 15 de novembro: feriado ou ponto facultativo? Entenda

Em 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República, evento que pôs fim ao regime…

3 horas ago

Adolescente é Sequestrada e Estuprada em Novo Progresso

Dois homens capuzados de palhaço em uma motocicleta sequestraram uma menina de quatorze anos, estupraram-na…

5 horas ago

Surpreendente: “ave do terror” é achada na Colômbia

Ave do terror | Imagem: Armin Reindl/CC BY-SA 4.0.Um grupo de cientistas estudaram, recentemente, um…

8 horas ago

This website uses cookies.