Foto: Divulgação
Prosseguindo com as ações de caráter preventivo, considerando, ainda, o momento de pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Nutrição, editou um novo manual sobre alimentação e os cuidados que as pessoas têm que ter na hora de escolher, comprar, higienizar e armazenar os alimentos.
A publicação foi idealizada pelas nutricionistas da Residência em Atenção Básica do Cesupa, Débora Suellen Ribeiro Gomes e Eva Lorena Jaques Rodrigues e contou com a participação de toda equipe da Coordenação de Nutrição, destacando a relevante importância da Sespa como campo de prática na formação de profissionais de saúde no Estado.
Com o título “Nutrição em Tempos de Covid-19 – Saiba mais sobre a alimentação na pandemia”, o manual é composto de sete capítulos com os seguintes tópicos: “Entendendo a Covid-19”, “Comportamento Alimentar e Isolamento Social”, “Planejamento”, “Higiene dos Alimentos”, “Delivery”, “Organizando a Geladeira” e “Alimentação Saudável”.
Segundo a coordenadora estadual de Nutrição, Rahilda Tuma, além de impor à sociedade mudanças no seu cotidiano, no trabalho, nos relacionamentos, no lazer ou no estilo de vida, a situação de isolamento e quarentena condicionou os indivíduos a ficarem em casa, influenciando diversos aspectos, inclusive sua relação com os alimentos.
“A orientação quanto aos cuidados com a alimentação é importante nesse período porque os sentimentos de incerteza quanto ao futuro podem gerar ansiedade e levar a mudanças na relação das pessoas com os alimentos tanto pelo consumo desenfreado de itens industrializados, quanto pela adoção de medidas muito restritivas, com momentos de frustrações e culpa”, explicou Rahilda.
Outra preocupação da Sespa é a busca recorrente por alimentos e dietas para garantir a imunidade, que fez com que surgissem diversas alegações sobre supostos alimentos, shots e sucos envolvidos na prevenção e cura da Covid-19, provocando dúvidas. “A verdade é que não há alimento ou substância isolada que previna ou cure a Covid-19”, afirmou a nutricionista.
De acordo com Rahilda, além de uma alimentação equilibrada com composta prioritariamente por alimentos in natura ou menos processados e boa hidratação, o que pode contribuir para um sistema imunológico mais eficiente de pacientes com Covid-19, é ter uma boa noite de sono, fazer atividade física regularmente e controlar o estresse.
Embora, até o momento, não haja evidências científicas da transmissão do novo coronavírus pelo consumo de alimentos, Rahilda aconselha que é necessário adotar medidas de higienização, já que o vírus pode permanecer em superfícies por algumas horas ou até dias, o que pode contribuir para a sua disseminação. “O consumo de alimentos seguros também evita outras doenças”, finalizou
Além de Rahilda Tuma, compõem a Coordenação Estadual de Nutrição as nutricionistas Darlene Ramos, Débora Santa Brígida, Maria de Nazaré Lima, Mariana Petroli, Tháis Granado e Walkiria Silva.
Serviço: o Manual está disponível no link a seguir: Manual Nutrição em Tempos de Covid-19 e no Instagram da Coordenação Estadual.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (25) que a luta pela implementação…
Manter a higiene bucal em dia é importante para o sistema digestivo e outras partes…
Nesta quarta-feira, 20 de março, o mundo celebra o "Dia Internacional da Felicidade", uma data…
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (25) que atingiu o volume recorde de 14,2 milhões de…
Presidente Ednaldo Rodrigues apresenta a nova chapa para a eleição da CBF | Nelson Terme…
Diogo Nogueira e Paolla Oliveira | Foto: Reprodução/Redes SociaisUma entrevista do cantor Diogo Nogueira ao…
This website uses cookies.