PF e Interpol cumprem mandado no Pará por tráfico internacional de drogas

Foi iniciada nesta quarta-feira (12), pela Polícia Federal (PF) e Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), a segunda fase de uma operação “Olossá”, de combate ao tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, 12 mandados de prisão e dez de busca e apreensão estão sendo cumpridos em seis estados do Brasil, incluindo o Pará, e três países.

A operação ocorre, principalmente, na Bahia, entre Salvador, Lauro de Freitas e Conceição do Coité. Há, entretanto, mandados sendo cumpridos não só no Pará, como também em Sergipe, Maranhão, São Paulo e Santa Catarina. A Interpol ainda auxilia no cumprimento de dois mandados na Espanha e um na Tailândia.

Todos os mandados são advindos de investigação sobre organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes pelo modal aéreo, especialmente para Europa e Ásia, com a utilização de “mulas”, que transportavam os entorpecentes escondidos em suas bagagens.

Todos os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

INVESTIGAÇÃO

A investigação iniciou em maio de 2019, a partir de informações recebidas pelo serviço de Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Na ocasião, identificou-se que o proprietário de uma barraca de praia em Lauro de Freitas usava o ponto comercial para aliciar as “mulas”. Ele seria o principal integrante da organização nessa função. Ainda segundo a investigação, ele também era o responsável por providenciar as passagens, documentos e dinheiro para o custeio da viagem.

A PF ainda apurou que cada “mula” que conseguia realizar o destino com êxito ganhava em torno de R$ 20 mil. O lucro para a organização criminosa, a cada viagem, era de, em média, R$ 500 mil.

Durante a investigação, dez pessoas que tentavam embarcar com as drogas para o exterior foram presas em flagrante com cocaína escondida em suas bagagens. As prisões ocorreram nos aeroportos da Bahia, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraná. Além

delas, outras três pessoas foram presas quando efetuavam a entrega de malas já preparadas, com a droga escondida, para as “mulas”.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 10 de março, quando quatro mandados de busca e cinco de prisão foram cumpridos nas cidades de Ananindeua, no Pará, e Salvador e Ipiaú, na Bahia.

A partir da análise do material apreendido nessa primeira fase, a polícia conseguiu chegar os líderes da organização criminosa e integrantes do primeiro escalão. Foi possível verificar, ainda, algumas pessoas que iniciaram como “mulas” e depois assumiram outros postos no esquema criminoso, mudando-se para o exterior para recepcionar os viajantes que chegavam do Brasil transportando a droga.

Por: O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi eleito para comandar o Conselho Executivo da ONU…

15 minutos ago

Saiba mais sobre o que foi a Proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil celebra uma das suas maiores transformações políticas:…

1 hora ago

Ao menos 70 animais morrem em incêndio no Oeste do Pará

O incêndio de grandes proporções devastou grande área da Comunidade Lamparina, em Prainha. | Foto:…

5 horas ago

Suspeito de matar duas crianças com açaí envenenado se entrega à polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que Rafael da Rocha Furtado, 26 anos, suspeito…

6 horas ago

Mais de 400 kg de drogas são apreendidos em Rurópolis

O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que…

10 horas ago

Uepa amplia prazo de inscrição para o Processo Seletivo 2025

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta quarta-feira (13), a prorrogação do prazo de inscrição…

11 horas ago

This website uses cookies.