Categories: NotíciasPará

‘Operação Verde Brasil 2’ combate focos de incêndio na Serra dos Carajás

O Ministério da Defesa, por meio do Comando Conjunto Norte (CCjN), apoiou a mineradora Vale e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate a focos de incêndio na porção sul da Serra dos Carajás, no Pará. As atividades foram desenvolvidas por militares do 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52°Bis), na quinta-feira (30). O 52°Bis está localizado em Marabá (PA). Ao todo, 29 militares combateram três focos de incêndio.

Em outra frente, em Manaus, o Comando Conjunto Amazônia (CCjA) deu continuidade às ações de inspeção naval em rios da região Amazônica, abrangendo cidades dos estados do Amazonas, Rondônia e Acre. Militares atuaram por meio do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Raposo Tavares Rondônia e de embarcações das capitanias pertencentes ao 9º Distrito Naval. As atividades consistiram na abordagem e revista de 131 embarcações, das quais 10 foram apreendidas. Também foram emitidas 19 notificações.

Já o Comando Conjunto Oeste (CCjO) prosseguiu com ações de fiscalização contra crimes ambientais e de levantamento de áreas com queimadas por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na localidade de Querência (MT).

Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 17,8 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 383 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 174 veículos por irregularidades. Volume superior a 28 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas 551 máquinas de serraria móvel, além de tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, mais de R$ 406,9 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

13 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

23 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

This website uses cookies.