Um homicida foragido em fuga, identificado como Lucas Farias de Souza, de 21 anos, foi morto na noite desta quarta-feira (19) na região de Breves, Arquipélago do Marajó. “Lucas Loko”, como era conhecido, se lançou nas águas do rio para fugir de um policial que iria prendê-lo em uma embarcação, mas ao tentar roubar ribeirinhos que o ajudaram, foi baleado e morto pelos populares.
De acordo com informações do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o caso teve início na terça-feira (18), quando Lucas, que seria membro de uma facção criminosa, onde atuava como executor, foi reconhecido por um policial militar em uma embarcação que saia de Portel com destino a Belém. Ao perceber que seira preso, ele pulou na água na região conhecida como Boca de Breves, e fugiu nadando. Segundo informações que só chegaram mais tarde para a polícia, Lucas Loko conseguiu chegar à Ilha do Abacate, e lá, foi ajudado por ribeirinhos que não sabiam que se tratava de um criminoso tão perigoso.
Os moradores cederam roupas e alimento para o jovem, mas quando eles sugeriram buscar a ajuda da polícia, Lucas demonstrou extremo nervosismo e fugiu. Equipes do Grupamento Tático Operacional (GTO), lideradas pelo subcomandante do 9° BPM, Major Hugo, se deslocaram para o local na tentativa de encontrarem o fugitivo, já na quarta-feira (19). Após quatro horas de incursões mata a dentro, e com a noite caindo, os policiais cessaram as buscas e voltaram para cidade de Breves, devido à impossibilidade de seguir com a operação, mas já programando retornar no dia seguinte pela manhã.
Contudo, por volta das 21h do mesmo dia, a PM recebeu informações, via telefone, de que um indivíduo teria sido baleado por populares da região da Ilha do Abacate. Indo imediatamente ao local, foi constatado o fato e os policiais identificaram que se tratava de Lucas Farias. Segundo o que foi apurado, o fugitivo resolveu deixar a mata quando os PMs se retiraram e tentou roubar a rabeta – pequena embarcação a motor – de um morador. Os ribeirinhos reagiram, e com armas usadas para caça, atacaram o criminoso, que baleado, morreu no local.
O corpo de Lucas foi levado para o Hospital Municipal de Breves, onde foi emitido o laudo que atestava o óbito. Uma busca no site do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) mostrou que Lucas respondia por crimes como homicídio e homicídio qualificado pela Vara Única de Portel, tendo cumprido pena na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), de onde fugiu no ano passado. O caso foi registrado na Superintendência Regional de Polícia Civil de Breves, que deve apurar as circunstâncias da morte de Lucas para chegar nos envolvidos.
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…
This website uses cookies.