Estado abre as propostas técnicas das candidatas a organizadoras dos concursos da PM e da PC

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) iniciou, nesta quinta (20), a 2ª fase da Concorrência Nº 01 e 02/2019 das propostas, técnica e preço para a escolha da banca organizadora dos concursos das polícias Civil e Militar do Pará. Os dois certames oferecerão, no total, 3,9 mil vagas no serviço público estadual.

De acordo com Íris Miranda, presidente da Comissão de Licitação, após a abertura dos envelopes de Proposta Técnica e de preços das empresas habilitadas, os documentos foram rubricados pelos membros da Comissão e pelos representantes presentes.

O resultado da análise será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, nos termos do Edital de Concorrência Pública nº 001/2019, momento em que será aberto prazo para possíveis recursos por parte das demais empresas que concorreram e não foram selecionadas.

A sessão foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, na Travessa do Chaco, 2350, bairro do Marco, em Belém, e transmitida pelo canal oficial da Seplad no Instagram. A íntegra da ata da sessão encontra-se disponível no portal http://www.compraspara.pa.gov.br/.

A secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa, Josynélia Raiol, antecipa que a expectativa é de que esse processo seja concluído no prazo mínimo de cinco dias. “Esta é a fase em que analisamos qual a melhor proposta e a mais viável para o Estado, e estamos unindo esforços para manter o ritmo acelerado. Queremos realizar os concursos ainda este ano”, assegura.

A escolha da banca de um concurso é um dos momentos mais esperados pelos concurseiros, pois é a partir disso que eles direcionam a linha de estudo.

O comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, conta que a ansiedade toma conta também da própria corporação. “Aguardamos ansiosos pela definição que permitirá abrir mais de 2,4 mil vagas para jovens interessados em ingressar na carreira. Esperamos ter o edital publicado até o fim deste ano, para que em 2021 possamos qualificar e preparar os novos oficiais e praças que farão parte da PM”. 

As expectativas também não são diferentes na PC. “Hoje temos um efetivo muito abaixo do esperado, fazendo com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipe. Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente”, justifica a delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo.

MAIS CONCURSOS PÚBLICOS

O ingresso de pessoal no serviço público mediante concurso é priorizado pelo Governo do Pará. Desde o início da gestão, em 2019, já foram realizados quatro certames e nomeados mais de 3.200 novos servidores aprovados em outros oito concursos. 

A Seplad lançou no dia 14 deste mês de agosto, também, em Diário Oficial, o edital de licitação para a escolha da banca organizadora do concurso público da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O certame quer preencher o quantitativo de 1.646 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

As oportunidades serão para o nível médio, e as provas serão realizadas de forma descentralizada, pois além de Belém, ocorrerão também em Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Outros editais estão previstos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Hospital Ophir Loyola; Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

NOMEAÇÕES

Em um ano e meio, o Governo do Estado já nomeou mais de 3.200 aprovados nos concursos da Seduc; Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev); Agência de Regulação e Controle dos Serviços do Pará (Arcon); Seap; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Seplad e Fundação Carlos Gomes. Foram 2.519 nomeados em 2019 e 671 em 2020.

Texto: Carol Menezes/ SECOM

Foto: Ascom/PM

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Confira medicamentos que terão isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

18 minutos ago

A força (crescente) do cacau no Estado

Responsável por plantar de 8 a 10 mil hectares por ano, o Pará é um…

2 horas ago

PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02/05) a operação “GUNNER, em Belém, para…

3 horas ago

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

4 horas ago

Assaltante é esfaqueado por vítima durante tentativa de roubo em Moju

Um episódio tenso marcou a noite desta quarta-feira, 01, na cidade de Moju, quando um…

5 horas ago

Virginia posa nua em ensaio de 20 semanas de gravidez

Grávida pela terceira vez, Virginia está à espera de um menino. | (Foto: Reprodução/ Instagram)…

8 horas ago

This website uses cookies.