Categories: Saúde

Conjuntivite? Hospital Regional do Sudeste do Pará orienta para a prevenção no verão

Os casos de conjuntivite costumam aumentar no período do verão na região amazônica. O alerta é de Emanuela Pimentel, oftalmologista da Pró-Saúde, com atuação no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA).

A especialista explica que a conjuntivite é ocasionada pela inflamação da “conjuntiva”, membrana transparente que reveste a esclera, a porção branca do olho. A inflamação pode ser de origem viral, sendo a mais comum e com duração de sete dias, além de ser bacteriana ou causada por episódios alérgicos. Os principais sintomas envolvem olhos vermelhos e inchados, lacrimejamento, coceira e secreção.
Para a oftalmologista, a exposição prolongada ao sol, o uso maior do ar condicionado e, principalmente, aglomeração de pessoas em praias, piscinas e balneários, são fatores que contribuem para a propagação da enfermidade no verão.

“No verão, a conjuntivite se propaga bem rápido, por isso medidas de prevenção devem ser seguidas como, por exemplo, a higienização das mãos, evitar aglomerações e coçar os olhos”, explicou.

A profissional também aconselha que para diminuir os sintomas da doença, e aliviar o desconforto, alguns procedimentos podem ser adotados, como a utilização de soro fisiológico gelado nos olhos, compressas frias sobre as pálpebras, e o uso de colírios específicos de acordo com prescrição médica.

Dicas para evitar a conjuntivite

• Nunca compartilhe itens pessoais como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas de mão e rosto;
• Lave as mãos frequentemente, ou a higienize com álcool 70%, especialmente quando frequentar espaços públicos. As mãos são a principal porta de entrada para a infecção, quando levadas a região dos olhos;
• Ao nadar em piscinas, se possível, use óculos de natação para se proteger de bactérias e outros microrganismos presentes na água;
• Evite coçar os olhos, mesmo que as mãos estejam limpas, pois pode causar irritação e cria entradas para microrganismos nos olhos. Se já estiver com o problema em um olho, esse ato pode levar os elementos patogênicos para o outro e piorar a situação;
• Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgicos (pólen) que podem causar a conjuntivite.

Referência oftalmológica

Em 2019, Hospital Regional do Sudeste do Pará realizou mais de 2 mil procedimentos oftalmológicos, de média e alta complexidades. A unidade conta com quatro médicos oftalmologistas e, somente no ano passado, a unidade promoveu mais de 200 cirurgias a pacientes de 22 municípios da região.

O HRSP é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

8 minutos ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

9 minutos ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

1 hora ago

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Após assinatura de acordo, a Prefeitura do Rio e o governo federal realizaram nesta quinta-feira…

3 horas ago

Justiça proíbe pousada instalada em área indígena no Pará sem consulta a povos originários

A Justiça Federal atendeu pedidos do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública e…

4 horas ago

Governo revisa projeto de lei que amplia auxílio-gás à famílias de baixa renda

Na última terça-feira, 1º, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo federal…

4 horas ago

This website uses cookies.