Cidadão poderá contestar via Dataprev negativa do auxílio emergencial

O governo abriu mais um canal de comunicação para quem quiser contestar a análise do pedido de recebimento do auxílio emergencial de R$ 600, concedido para enfrentamento da crise financeira decorrente da pandemia do covid-19. Aqueles que tiveram o pedido negado podem contestar pelo site da Dataprev

Esse canal, no entanto, é indicado para casos específicos, referentes a atualização de dados cadastrais. Ele pode ser usado quando uma pessoa era menor de idade e completou 18 anos recentemente; para cidadãos que eram servidores públicos ou militares, mas perderam esse vínculo com o Estado; e para pessoas que perderam o emprego e não têm direito a auxílio-desemprego ou não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

Nesses três casos não é possível fazer a contestação pelos canais da Caixa. Esse foi o motivo da Dataprev abrir o canal. Outros canais já disponíveis, mas para contestações de outras ordens, são o site da Caixa Econômica Federal, o aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial e a solicitação via Defensoria Pública da União (DPU).

Basta o cidadão entrar no site da Dataprev, inserir informações pessoais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão de “contestação” para fazer o novo pedido.

Os processamentos e cruzamentos de dados seguirão a mesma lógica do programa. Após processamento da Dataprev, os dados são enviados para homologação (validação) dos resultados pelo Ministério da Cidadania – órgão gestor. E, por fim, são encaminhados à Caixa para pagamento. Nos casos de indeferimento, o cidadão poderá obter mais informações no portal de consultas. Essas informações explicarão porque o pedido foi negado e a legislação que embasa essa negativa.

Mais de 108,9 milhões de cadastros já foram processados pela Caixa. Ao todo, mais de 66,9 milhões de pessoas receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Segundo dados de segunda-feira (3), da Caixa Econômica Federal, 438,5 mil estão em reanálise.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Corpo de idoso é encontrado após vizinho sentir mau cheiro em Tailândia

O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…

15 minutos ago

Veja os destaques da Coluna Esplanada desta sexta-feira

A cara da burocraciaFoi uma pá de cal nos empreendedores a reunião virtual dos representantes…

1 hora ago

Pedestre é Atropelada em Itaituba; Acidente Serve de Alerta para Atenção no Trânsito

Na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro de 2024, uma pedestre ainda não identificada foi…

2 horas ago

Tailândia: foragido por assassinar ex da namorada é preso no Palmares

Um homem, identificado como Antônio Edgleison Rocha, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar…

4 horas ago

Morre Dom Antonio, membro da família real brasileira

A Família Imperial Brasileira governou do Brasil entre 1822 e 1889. Desde que República foi…

7 horas ago

This website uses cookies.