Categories: NotíciasSaúde

A saúde do coração não pode esperar passar a pandemia

A saúde do coração não pode esperar passar a pandemiaA saúde do coração não pode esperar passar a pandemia

De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até o final do ano, cerca de 400 mil brasileiros irão morrer por problemas de saúde relacionados ao coração.

Para o cardiologista David José Oliveira Tozetto, ações simples de prevenção atuam para reduzir os riscos de infarto, entre outras doenças.
“Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, evitar o cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e fazer o acompanhamento médico anual são importantes para ter uma vida melhor e mais saudável”, ressalta.

O profissional, que atua pela Pró-Saúde como coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), reforça a necessidade de cuidados com o coração.

“A probabilidade de se adquirir uma doença cardiovascular aumenta de acordo com a idade e de acordo com o histórico familiar”, diz.
Os homens, acima dos 45 anos, e mulheres, acima dos 55 anos, principalmente com histórico de doenças cardiovasculares na família, devem aumentar a atenção.

Muitas mortes podem ser evitadas e o especialista destaca algumas dicas de saúde:

• Alimentação Saudável: Priorize alimentos naturais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais. Evite produtos industrializados, fast foods e alimentos ricos em gordura que resultam na obstrução das artérias. Use o sal com moderação, pois ele eleva a pressão arterial.
• Faça atividades físicas:É uma forma de prevenir e promover mais qualidade de vida para o coração. A indicação são os exercícios aeróbicos, no mínimo, 3 vezes por semana, como corrida, caminhada, ciclismo, natação e dança. É importante consultar o médico para mais orientações sobre a atividade adequada.
• Controle o peso: Estar acima do peso contribui para desencadear diversas doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto. Tenha uma boa alimentação, e saia do sedentarismo.
• Evite cigarro e consumo de bebidas alcoólicas: O álcool causa danos às células do coração, aumenta as chances para doenças cardiovasculares (infarto e insuficiência cardíaca). Já o tabagismo, contribui para o estreitamento das artérias e para a elevação da pressão arterial.
• Reduza o estresse: O estresse provoca uma série de alterações no organismo, contribuindo para o surgimento de diversas patologias, como o aumento da pressão arterial, decorrente da descarga de adrenalina. Tenha atividades de lazer, que possam trazer bem-estar e reduzir a tensão.
• Faça acompanhamento médico: Realize o check-up anual, controle a pressão arterial com uma periodicidade maior, principalmente quando se tem histórico de doenças cardiovasculares na família. Para quem é hipertenso, a recomendação é realizar a verificação a cada 3 meses, ou de acordo com a orientação do cardiologista.

Referência nos cuidados com o coração

Em 2019, o Hospital Regional do Sudeste do Pará realizou mais de 8 mil procedimentos cardiológicos, entre consultas e exames de média e alta complexidades.

O HRSP é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Haddad: implementação da reforma tributária ainda vai até 2032

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (25) que a luta pela implementação…

52 minutos ago

Dentista enfatiza os 9 hábitos que vão melhorar sua saúde bucal

Manter a higiene bucal em dia é importante para o sistema digestivo e outras partes…

2 horas ago

Confira 6 maneiras de ser mais feliz no dia a dia e na vida

Nesta quarta-feira, 20 de março, o mundo celebra o "Dia Internacional da Felicidade", uma data…

8 horas ago

Petrobras reinjeta recorde de 14,2 mi de toneladas de CO₂ no pré-sal

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (25) que atingiu o volume recorde de 14,2 milhões de…

12 horas ago

Ednaldo será candidato único na CBF e vices serão do Amazonas e Amapá

Presidente Ednaldo Rodrigues apresenta a nova chapa para a eleição da CBF | Nelson Terme…

14 horas ago

Diogo Nogueira fala em “trisal” e perfil de Paolla Oliveira é invadido

Diogo Nogueira e Paolla Oliveira | Foto: Reprodução/Redes SociaisUma entrevista do cantor Diogo Nogueira ao…

20 horas ago