Secretário de Saúde de Marabá, diz que pandemia está estabilizando, mas que ‘vírus ainda não foi embora’

O secretário de Saúde de Marabá, sudeste do Pará, afirma que o município está com a pandemia de Covid-19 se estabilizando. Segundo Valmir Moura, a situação ficou mais “tranquila” neste mês de julho, mas “não significa que a doença acabou. O vírus ainda não foi embora”.

O município já está em uma abertura gradual das atividades econômicas, com comércio de rua já funcionando. Os bares poderão retornar a partir da próxima segunda (20), podendo funcionar até 23h e passando por fiscalizações da vigilância sanitária. “Vamos passar orientando. Na segunda infração constatada, já deve ocorrer notificações e, na terceira, a interdição do bar que estiver descumprindo as medidas”, explica o diretor da Vigilância Sanitária municipal, Daniel Soares.

Marabá registra, até então, 5.199 mil infectados, 154 mortes e 4.942 recuperados. Em maio, considerado pela secretaria pico da doença na região, o município chegou a registrar 15 mortes por semana e o Hospital Municipal chegou a ficar sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com sintomas do novo coronavírus.

À época, o hospital tinha os nove respiradores ocupados e a Justiça chegou a determinar instalação de novos leitos. Mas o cenário mudou. Nesta sexta, a movimentação na unidade diminuiu.

Mesmo com a estabilização, o secretario de Saúde do município disse estar preocupado com o encerramento do contrato do hospital de campanha, montado pelo governo estadual, que deve encerrar em agosto. “Se ele sai neste momento, tira a retaguarda na região, e vai criar um sobrepeso sobre o município”, afirma Moura.

De acordo com a secretaria, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na rede pública está com 46 pacientes internados, sendo que 7 são de Marabá e 39 vieram de municípios vizinhos.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Final da Copa Verde: Paysandu quer revanche contra o Goiás

Decisão acontece nos dias 9 e 23 de abril | Wildes Barbosa/CBFPaysandu x Goiás se…

4 horas ago

Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa

O aumento do custo do cacau em nível mundial, de cerca de 180% em dois…

7 horas ago

Piloto da Polícia Civil é baleado durante operação no Rio

O piloto da aeronave foi atingido por disparos durante uma operação da Polícia Civil. |…

10 horas ago

Homem é preso por passar a mão em seio de mulher

Homem foi preso nesta quinta-feira (20) | ReproduçãoO crime de importunação sexual está previsto no…

16 horas ago

IR 2025: veja quais são os documentos necessários e como evitar erros

Contribuintes podem fazer a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio. A expectativa…

17 horas ago

Será a pipoca uma alternativa de refeição saudável? Confira!

Muitas pessoas, especialmente aquelas que moram sozinhas, tem uma rotina corrida ou não tem vontade…

22 horas ago