Parte dos trabalhadores pode regularizar Caixa Tem pelo whatsapp

Desde quinta-feira (23), parte das pessoas que enfrentam problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderá liberar o acesso enviando documentos pelo WhatsApp, anunciou a Caixa Econômica Federal. O app é usado pelo governo para pagar o auxílio de R$ 600 e o FGTS emergencial.

Desde a semana passada, trabalhadores relatam ter recebido um aviso para ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade para comprovar que são os titulares das contas e desbloquear o uso do app. Ontem, a Caixa confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de fraudes.

O uso do WhatsApp para enviar documentos valerá apenas para quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais”, que são 49% dos afetados pelo bloqueio, segundo a Caixa. Quem teve o acesso bloqueado por causa de suspeita de fraude (51%) continuará tendo que comparecer a uma agência da Caixa com documento de identificação para comprovarem que não houve irregularidade.

Nesse caso, a pessoa prejudicada deverá procurar uma agência a partir do dia de pagamento do auxílio emergencial no calendário do “Ciclo 1” (veja o cronograma completo mais abaixo).

Documentos via WhatsApp

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 49% das pessoas que estão com acesso ao Caixa Tem bloqueado apresentam “inconsistências cadastrais”, sem indício de fraude. Desde a quinta-feira (23), essas pessoas poderão acessar o aplicativo Caixa Tem para pedir o desbloqueio.

O próprio app dará orientações sobre como enviar os documentos via WhatsApp. De acordo com o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.

Apenas quem teve acesso bloqueado por “inconsistência cadastral” poderá regularizar Caixa Tem via WhatsApp Imagem: Reprodução/Caixa

Alerta sobre tentativa de golpes via WhatsApp

Pedro Guimarães afirmou que ninguém deve acessar links enviados diretamente pelo WhatsApp ou por outras redes sociais. Somente o link repassado dentro do próprio app Caixa Tem é confiável para o envio de documentos particulares à equipe do banco.

Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.

Se houver suspeita de fraude, tem que ir à agência

Quem teve o acesso ao Caixa Tem bloqueado por suspeita de fraude receberá a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.

Nesse caso, não será possível regularizar a situação via WhatsApp. Será necessário ir até uma agência da Caixa. Segundo o presidente do banco, as agências só vão atender quem já teve o dinheiro depositado durante o chamado “Ciclo 1” de pagamentos do auxílio emergencial.

A data varia conforme o mês de nascimento. Hoje receberam os aniversariantes de janeiro. Veja a seguir o calendário completo:

Beneficiário pode receber 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª parcela, conforme a data em que teve o cadastro aprovado. Não vale para inscritos no Bolsa Família

Mês de aniversárioDepósitoSaque
Janeiro22/jul25/jul
Fevereiro24/jul1º/ago
Março29/jul1º/ago
Abril31/jul8/ago
Maio5/ago13/ago
Junho7/ago22/ago
Julho12/ago27/ago
Agosto14/ago1º/set
Setembro17/ago5/set
Outubro19/ago12/set
Novembro21/ago12/set
Dezembro26/ago17/set

Fonte: Caixa Econômica Federal

Pedro Guimarães não explicou como fica a regularização para quem está com problemas no Caixa Tem mas não recebe o auxílio emergencial. O aplicativo é usado também para depositar o FGTS emergencial e, para algumas pessoas, o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

24 horas ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

1 dia ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…

2 dias ago

This website uses cookies.