Parte dos trabalhadores pode regularizar Caixa Tem pelo whatsapp

Desde quinta-feira (23), parte das pessoas que enfrentam problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderá liberar o acesso enviando documentos pelo WhatsApp, anunciou a Caixa Econômica Federal. O app é usado pelo governo para pagar o auxílio de R$ 600 e o FGTS emergencial.

Desde a semana passada, trabalhadores relatam ter recebido um aviso para ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade para comprovar que são os titulares das contas e desbloquear o uso do app. Ontem, a Caixa confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de fraudes.

O uso do WhatsApp para enviar documentos valerá apenas para quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais”, que são 49% dos afetados pelo bloqueio, segundo a Caixa. Quem teve o acesso bloqueado por causa de suspeita de fraude (51%) continuará tendo que comparecer a uma agência da Caixa com documento de identificação para comprovarem que não houve irregularidade.

Nesse caso, a pessoa prejudicada deverá procurar uma agência a partir do dia de pagamento do auxílio emergencial no calendário do “Ciclo 1” (veja o cronograma completo mais abaixo).

Documentos via WhatsApp

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 49% das pessoas que estão com acesso ao Caixa Tem bloqueado apresentam “inconsistências cadastrais”, sem indício de fraude. Desde a quinta-feira (23), essas pessoas poderão acessar o aplicativo Caixa Tem para pedir o desbloqueio.

O próprio app dará orientações sobre como enviar os documentos via WhatsApp. De acordo com o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.

Apenas quem teve acesso bloqueado por “inconsistência cadastral” poderá regularizar Caixa Tem via WhatsApp Imagem: Reprodução/Caixa

Alerta sobre tentativa de golpes via WhatsApp

Pedro Guimarães afirmou que ninguém deve acessar links enviados diretamente pelo WhatsApp ou por outras redes sociais. Somente o link repassado dentro do próprio app Caixa Tem é confiável para o envio de documentos particulares à equipe do banco.

Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.

Se houver suspeita de fraude, tem que ir à agência

Quem teve o acesso ao Caixa Tem bloqueado por suspeita de fraude receberá a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.

Nesse caso, não será possível regularizar a situação via WhatsApp. Será necessário ir até uma agência da Caixa. Segundo o presidente do banco, as agências só vão atender quem já teve o dinheiro depositado durante o chamado “Ciclo 1” de pagamentos do auxílio emergencial.

A data varia conforme o mês de nascimento. Hoje receberam os aniversariantes de janeiro. Veja a seguir o calendário completo:

Beneficiário pode receber 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª parcela, conforme a data em que teve o cadastro aprovado. Não vale para inscritos no Bolsa Família

Mês de aniversárioDepósitoSaque
Janeiro22/jul25/jul
Fevereiro24/jul1º/ago
Março29/jul1º/ago
Abril31/jul8/ago
Maio5/ago13/ago
Junho7/ago22/ago
Julho12/ago27/ago
Agosto14/ago1º/set
Setembro17/ago5/set
Outubro19/ago12/set
Novembro21/ago12/set
Dezembro26/ago17/set

Fonte: Caixa Econômica Federal

Pedro Guimarães não explicou como fica a regularização para quem está com problemas no Caixa Tem mas não recebe o auxílio emergencial. O aplicativo é usado também para depositar o FGTS emergencial e, para algumas pessoas, o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

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