De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a partir do dia 3 de agosto o Brasil terá um novo tipo de gasolina a ser comercializada em todo o país. As mudanças irão acontecer na gasolina tipo C (comum) e premium e terão o objetivo de trazer mais qualidade ao combustível, o que deixará os carros mais eficientes, reduzindo o consumo e emissão de poluentes.
Em contrapartida, o litro da gasolina vai ficar mais caro, mas a Petrobras ainda não tem uma estimativa de quanto será o reajuste. Segundo a diretora da Petrobras, Anelise Lara, “em termos finais de custo, acreditamos que será mais positivo, porque poderá rodar mais com menos”.
Ou seja, apesar de o motorista pagar mais pelo combustível, o veículo rodará mais quilômetros com um litro de gasolina.
O que há de novo
A nova gasolina terá a introdução de uma massa específica mínima de 715 kg/m³ para a gasolina. Essa massa significa a quantidade de uma substância em determinado volume. Essa regulação será inédita no Brasil, já que não existe uma especificação mínima estabelecida.
Outra novidade é a adoção de um novo padrão na contagem da octanagem da gasolina. O octano é o nível de resistência à combustão dentro do motor.
Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), explica que “Quanto maior a quantidade de octanos, mais resistente o combustível é à queima, e mais próximo do melhor nível de eficiência ele vai estar”.
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…
Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…
This website uses cookies.