Categories: NotíciasPará

Lacen-PA habilita dois laboratórios para diagnóstico de Covid-19

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) habilitou o Laboratório Ruth Brazão, em Belém, e o Laboratório de Biologia Molecular  (Labimol) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, para o diagnóstico por biologia molecular do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O Lacen-PA coordena a Rede de Laboratórios Públicos e Privados do Estado que fazem análises de interesse em saúde pública e controla a qualidade analítica da rede estadual. Para ser habilitado, o laboratório deve seguir as orientações da Nota Informativa Nº 05/2020, publicada no site do Lacen-PA. 

Vice-diretora do Lacen-PA, Valnete Andrade afirma que todas as amostras coletadas serão obrigatoriamente cadastradas no GALFoto: Sespa / AscomVice-diretora do Lacen-PA, Valnete Andrade explica que a Covid-19 é doença de notificação compulsória imediata. O Ministério da Saúde (MS) exige que exames laboratoriais para detectar o novo coronavírus, pela rede de laboratórios ligados às instituições de saúde suplementar, atendam a requisitos e padrões técnicos, principalmente em relação aos protocolos adotados pelo MS, com a finalidade de assegurar a qualidade dos resultados.

O processo prevê análise da documentação e supervisão técnica, após as quais o laboratório de saúde suplementar receberá confirmação para a segunda etapa, que inclui cadastro e envio de amostras.

O Lacen-PA tem a responsabilidade de validar o resultado do primeiro exame positivo do laboratório candidato à habilitação, que deverá estar cadastrado no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Sistema GAL) do DATASUS.

Isso é necessário para facilitar a rastreabilidade dos exames, a organização das informações, a economicidade na utilização dos insumos e a otimização de tempo na rotina laboratorial. 

“Todas as amostras coletadas para realização da metodologia de biologia molecular para o diagnóstico do novo coronavírus deverão ser obrigatoriamente cadastradas no Sistema GAL”, orientou Valnete Andrade.

CONTRAPROVA

Ao diagnosticar o primeiro caso positivo, o laboratório de saúde suplementar envia parte da amostra, refrigerada, em até 24h para o Lacen-PA, para a contraprova.

Resultado confirmado, o Lacen-PA emitirá declaração de aptidão do laboratório para liberação de laudos dos casos de diagnóstico molecular do novo coronavírus.

A amostra deve ser enviada junto com a ficha de notificação e todos os dados dos pacientes e informações técnicas.

SERVIÇO:

As orientações para a habilitação de laboratórios estão disponíveis no link:

NOTA INFORMATIVA Nº 05/2020

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

10 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

20 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

3 dias ago

This website uses cookies.