O risco do abuso do álcool e o aumento do consumo durante a pandemia

Especialistas fazem alerta e recomendam cuidados para evitar o alcoolismo e exageros nocivos à saúde

Devido ao isolamento social necessário por conta do novo coronavírus (Covid-19), especialistas alertam sobre os riscos do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e suas consequências para a sociedade.

Para Brena Souza, psicóloga da Pró-Saúde com atuação no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), a pandemia limitou as pessoas de desenvolverem suas atividades cotidianas, tendo como consequência a ruptura de planos e até a paralisação de objetivos, e estão encontrando no álcool uma saída nociva para enfrentar esse momento.
“O isolamento é um fator expressivo para que as pessoas busquem no álcool uma válvula de escape, tornando-as dependentes de uma diversão que naquele momento é satisfatória, levando-as a consumir mais a bebida, já que precisam ficar protegidas estando em casa, diante das orientações de prevenção”, explica.

Ainda, de acordo com a psicóloga, o uso excessivo da bebida alcoólica pode trazer desequilíbrio mental e corporal, como impulsividade, intoxicação, problemas circulatórios, dentre outros. “O álcool em excesso pode provocar a baixa do sistema imunológico, deixando assim a pessoa que for contaminada mais suscetível ao coronavírus”, ressaltou Brena.
Manter a saúde mental durante o período de isolamento também é o alerta da psicóloga Diane Lemos, com atuação pela Pró-Saúde no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá (PA). Segundo a profissional, é importante que neste momento os cuidados com a mente sejam observados, pois irá contribuir diretamente na prevenção de excessos e no consumo exagerado de álcool.

“Para termos uma boa saúde mental, é muito importante a convivência familiar. Deve-se buscar atividades em comum para todos, ter momentos de prazer, seja por meio de atividades físicas em casa, conversas com amigos por telefone ou chamadas de vídeo ou até na conquista de novos conhecimentos. Tudo isso pode ajudar a evitar o consumo exagerado de bebida alcoólica”, reitera.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Copa do Brasil e Libertadores seguem após Brasileirão parar

Estádio do Grêmio atingido pelas cheias do RS | ReproduçãoDiferente do que ocorreu com o…

2 horas ago

Mulher é presa suspeita de comercialização de drogas em Itaituba

A guarnição do GMP da Polícia Militar do município de Itaituba, no sudoeste do Pará,…

2 horas ago

Homem se passa por mulher para conseguir fotos íntimas de adolescente e vai preso no Pará

Um homem foi preso pela Polícia Civil, na quarta-feira (15), em Cachoeira do Arari, no Marajó, depois de…

2 horas ago

PL sobre adaptação a mudanças climáticas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, na noite dessa quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 4.129/2021,…

2 horas ago

Veículos se envolvem em acidente no bairro Buriti em Itaituba

A colisão entre dois veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida Buritis com…

6 horas ago

Anitta desabafa após perder mais de 200 mil seguidores: ‘Porque eu sou macumbeira’

Na tarde de segunda-feira (13), a cantora Anitta fez uma live nas redes sociais e…

6 horas ago

This website uses cookies.