Golpe do auxílio: como recuperar valor roubado do Caixa Tem

Um golpe envolvendo o Auxílio Emergencial permite que invasores acessem a Poupança Social Digital pelo app Caixa Tem e altere os dados cadastrais (e-mail, telefone e senha) do beneficiário, para trocar a conta de depósito dos R$ 600. Caso tenha sido alvo dessa fraude, a Caixa recomenda ir até agência fazer contestação para ter o dinheiro de volta.

Como funciona o golpe do Auxílio Emergencial

A troca dos dados cadastrais do aplicativo era feita de forma simples: um formulário pedia para o usuário informar apenas o CPF e a senha numérica de seis dígitos. Muitas pessoas usavam a própria data de nascimento como senha, facilitando o processo para mal-intencionados.

Uma vez que tinham o acesso ao app, os golpistas poderiam alterar a conta de destino da parcela do Auxílio Emergencial ou fazer compras com o cartão de débito virtual.

Como recuperar o valor do auxílio

Em comunicado ao Tecnoblog, a Caixa Econômica Federal recomenda que os cidadãos que foram vítimas dessa fraude procurem uma agência para formalizar a contestação do uso indevido do Auxílio Emergencial. Até o momento, não há formas de realizar a operação de forma virtual.

O pedido entrará em análise — há relatos de que o banco pede 10 dias úteis para investigação do ocorrido — e, em seguida, caso tenha sido comprovado o saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

Não é preciso ir até a Polícia Federal

Ao abrir uma contestação na Caixa Econômica Federal, a vítima não precisa comparecer ou comunicar a Polícia Federal do ocorrido. Uma vez que o processo é iniciado na Caixa, todas as informações são compartilhadas com a PF para fins de investigação.

Em comunicado, a Polícia Federal também cita que poderá entrar em contato com o cidadão para esclarecimentos adicionais da investigação, por meio dos dados informados durante o registro da contestação na Caixa.

Dinheiro do Auxílio na poupança

Em junho, a Caixa voltou a pagar a primeira parcela do Auxílio Emergencial para alguns beneficiários que ficaram aguardando a análise do cadastro e tiveram, neste momento, o perfil aprovado para receber. Ao todo, foram 4,9 milhões de pessoas que não receberam a primeira parcela do benefício.

De acordo com o banco, o valor será transferido automaticamente na conta indicada pelo beneficiário, podendo ser a poupança da Caixa ou de qualquer outra instituição.

Dessa forma, é válido verificar, primeiro, se o Auxílio Emergencial fora transferido para outra conta, antes de se dirigir até uma agência, para não se expor ao contágio do novo coronavírus.

Com informações: CaixaPolícia Federal.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 hora ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

12 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

22 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

This website uses cookies.