Flexibilização Das Atividades Comerciais É Debatida Durante Reunião

O programa Retoma Pará foi discutido durante reunião, na noite da última terça-feira (16), por representantes do governo do Estado e pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro foi para fazer uma avaliação do modelo de bandeiramento nas oito regiões de regulação que as autoridades estaduais monitoram durante a pandemia do novo coronavírus. 

Esse foi o primeiro debate avaliativo após o início da retomada gradual das atividades econômicas em algumas regiões do Estado, anunciada no dia 1° de junho. Analisado semanalmente, a primeira etapa do Retoma Pará foi avaliada positivamente pelas autoridades que estudam e acompanham o programa, mas com ressalva sobre a importância de a população continuar fazendo a sua parte. 

“A avaliação nos traz a percepção de como está a evolução na matriz que leva em conta a curva de contágio e a capacidade do sistema de saúde, pois a melhora nestes indicadores é o que nos sinaliza sobre a maior ou menor flexibilização das atividades econômicas. Importante ressaltar que esta flexibilização se dá de forma gradativa e responsável, levando em conta a aplicação dos protocolos comportamentais. A população precisa estar ciente e evitar aglomerações, pois somente assim iremos reduzir os novos casos”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adler Silveira. 

A decisão para a reabertura gradual foi pautada em três pilares: economia, saúde e protocolos. Na saúde, foram avaliadas a evolução da doença, o crescimento dos casos e impacto em grupos de riscos. Também foi levada em conta a capacidade do sistema de saúde, com disponibilidade de leitos e testagem e monitoramento da transmissão da Covid-19. Foram considerados ainda protocolos e vulnerabilidade econômica, engajamento do cidadão e abordagem regional, definindo por regiões as medidas de retomada. 

O Retoma Pará é desenvolvido por um capacitado e importante grupo de trabalho, comandado pela Sedeme, mas que também conta com profissionais da área de saúde. A comissão é composta ainda pela Prodepa, que faz um banco de dados necessário para a definição do bandeiramento, com os pesquisadores da Ufra e UFPA, no acompanhamento do modelo epidemiológico, com o respaldo jurídico da Procuradoria Geral do Estado, além da área de segurança, com a Segup na operacionalidade dos protocolos.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia investiga corpo encontrado em quarto alugado em Tailândia

A Polícia Civil através da delegacia de Tailândia, nordeste paraense, investiga a morte de um…

9 minutos ago

Trailer oficial de Assassin’s Creed: Shadows é revelado

A Ubisoft revelou o primeiro trailer oficial de Assassin's Creed: Shadows, que se passará no…

3 horas ago

Conselho da Petrobras aprova fim do mandato de Jean Paul Prates

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na manhã desta quarta-feira (15), o encerramento antecipado…

3 horas ago

Jovem morre de meningmite no Pará; outro caso é monitorado

Ameningite é uma doença caracterizada por uma inflamação grave das meninges, que são as membranas…

5 horas ago

Vídeo: guarda municipal é preso por agressão à ex-noiva

O homem agride mulher, que à época do vídeo, em fevereiro, era sua noiva |…

9 horas ago

A PRF inaugura Unidade Operacional na BR-163, fortalecendo a segurança viária no oeste do Pará

Na manhã desta sexta-feira (17/05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reafirmou seu compromisso com a…

10 horas ago

This website uses cookies.