Categories: Sem categoria

Dissertação do PPGCOM UFPA ganha reconhecimento nacional

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) foi um dos destaques do prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Na última segunda-feira, 22, a Compós divulgou o resultado e a dissertação “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, desenvolvida por Nathália Kahwage, sob a orientação da professora Danila Cal, recebeu Menção Honrosa. Nathália é integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (PPGCOM/FACOM) e, atualmente, cursa doutorado no PPGCOM-UFPA.

“Recebemos com muita alegria a notícia da menção honrosa pela dissertação da Nathália Kahwage e orientada pela professora Danila Cal. Tanto pelo que ela significa em termos de representação da maturidade e da qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM-UFPA, quanto pela relevância do tema do estudo no cenário nacional e na contribuição para a região amazônica. Sabemos da importância e da pertinência da temática nos âmbitos sociais e políticos no diálogo com a Comunicação e é esse fazer científico no qual acreditamos: democrata e transformador”, declarou a professora Manuela Corral, coordenadora do PPGCOM-UFPA.

O Prêmio Eduardo Peñuela foi criado com o intuito de reconhecer o mérito científico das pesquisas acadêmicas e as abordagens inovadoras no campo comunicacional e é concedido pela associação de pesquisa mais importante no campo da Comunicação no país. É a primeira vez que um programa da Amazônia está entre os agraciados.

Segundo Nathália, “este reconhecimento é resultado de um esforço não só pessoal, mas coletivo, em especial de uma parceria com a minha orientadora, professora Danila Cal. Como uma construção em conjunto, também teve feedback valoroso das professoras da minha banca de defesa, Elaide Martins, do PPGCOM-UFPA, Marise Morbach, do PPGCP-UFPA, e Flávia Biroli, da UnB, e não menos importante, das trocas enriquecedoras do nosso grupo de pesquisa, o Compoa, e das disciplinas em sala de aula no PPGCOM. É, sem dúvidas, uma vitória simbólica em diversos sentidos: como mulher e amazônida, como mãe e também como jornalista que se divide entre a academia e o mercado de trabalho. Esse prêmio representa o reconhecimento da potência que possuem as pesquisas em Comunicação, na Região Norte do Brasil. Que se abram ainda mais portas para a pesquisa científica amazônica”.

Na pesquisa, Nathália analisa a atuação política-discursiva no Facebook de vereadoras de Belém (PA) e de Manaus (AM), representantes da política formal marcada pela marginalização feminina. A dissertação analisou de modo comparativo a produção discursiva audiovisual de vereadoras de Belém e de Manaus, no Facebook, por meio do estudo dos perfis e das fanpages delas.

“É uma pesquisa atual e relevante também porque estuda a representação política de mulheres nos legislativos municipais e identifica as transformações sociais e tecnológicas contemporâneas (e sua relação de afinidade), além da valorização de espaços não-formais de atuação política, como as mídias digitais”, destaca a orientadora da pesquisa, professora Danila Cal. “É um reconhecimento importante e que valoriza o trabalho de pesquisa em Comunicação que realizamos na nossa região. Estamos muito felizes com essa conquista!”, comemora Danila que, em 2015, também foi agraciada com o Prêmio Eduardo Peñuela na categoria melhor Tese de Doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para ter acesso às teses e dissertações premiadas, clique aqui ou acesse o site da Compós: http://www.compos.org.br/premios.php

Para conhecer mais sobre o PPGCOM, clique aqui ou acesse: http://www.ppgcom.ufpa.br/

Para conhecer o Grupo de Pesquisa Compoa, clique aqui ou acesse: https://www.facebook.com/grupocompoa

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

6 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

17 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

1 dia ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

This website uses cookies.