Categories: Sem categoria

Dissertação do PPGCOM UFPA ganha reconhecimento nacional

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) foi um dos destaques do prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Na última segunda-feira, 22, a Compós divulgou o resultado e a dissertação “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, desenvolvida por Nathália Kahwage, sob a orientação da professora Danila Cal, recebeu Menção Honrosa. Nathália é integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (PPGCOM/FACOM) e, atualmente, cursa doutorado no PPGCOM-UFPA.

“Recebemos com muita alegria a notícia da menção honrosa pela dissertação da Nathália Kahwage e orientada pela professora Danila Cal. Tanto pelo que ela significa em termos de representação da maturidade e da qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM-UFPA, quanto pela relevância do tema do estudo no cenário nacional e na contribuição para a região amazônica. Sabemos da importância e da pertinência da temática nos âmbitos sociais e políticos no diálogo com a Comunicação e é esse fazer científico no qual acreditamos: democrata e transformador”, declarou a professora Manuela Corral, coordenadora do PPGCOM-UFPA.

O Prêmio Eduardo Peñuela foi criado com o intuito de reconhecer o mérito científico das pesquisas acadêmicas e as abordagens inovadoras no campo comunicacional e é concedido pela associação de pesquisa mais importante no campo da Comunicação no país. É a primeira vez que um programa da Amazônia está entre os agraciados.

Segundo Nathália, “este reconhecimento é resultado de um esforço não só pessoal, mas coletivo, em especial de uma parceria com a minha orientadora, professora Danila Cal. Como uma construção em conjunto, também teve feedback valoroso das professoras da minha banca de defesa, Elaide Martins, do PPGCOM-UFPA, Marise Morbach, do PPGCP-UFPA, e Flávia Biroli, da UnB, e não menos importante, das trocas enriquecedoras do nosso grupo de pesquisa, o Compoa, e das disciplinas em sala de aula no PPGCOM. É, sem dúvidas, uma vitória simbólica em diversos sentidos: como mulher e amazônida, como mãe e também como jornalista que se divide entre a academia e o mercado de trabalho. Esse prêmio representa o reconhecimento da potência que possuem as pesquisas em Comunicação, na Região Norte do Brasil. Que se abram ainda mais portas para a pesquisa científica amazônica”.

Na pesquisa, Nathália analisa a atuação política-discursiva no Facebook de vereadoras de Belém (PA) e de Manaus (AM), representantes da política formal marcada pela marginalização feminina. A dissertação analisou de modo comparativo a produção discursiva audiovisual de vereadoras de Belém e de Manaus, no Facebook, por meio do estudo dos perfis e das fanpages delas.

“É uma pesquisa atual e relevante também porque estuda a representação política de mulheres nos legislativos municipais e identifica as transformações sociais e tecnológicas contemporâneas (e sua relação de afinidade), além da valorização de espaços não-formais de atuação política, como as mídias digitais”, destaca a orientadora da pesquisa, professora Danila Cal. “É um reconhecimento importante e que valoriza o trabalho de pesquisa em Comunicação que realizamos na nossa região. Estamos muito felizes com essa conquista!”, comemora Danila que, em 2015, também foi agraciada com o Prêmio Eduardo Peñuela na categoria melhor Tese de Doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para ter acesso às teses e dissertações premiadas, clique aqui ou acesse o site da Compós: http://www.compos.org.br/premios.php

Para conhecer mais sobre o PPGCOM, clique aqui ou acesse: http://www.ppgcom.ufpa.br/

Para conhecer o Grupo de Pesquisa Compoa, clique aqui ou acesse: https://www.facebook.com/grupocompoa

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

5 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

16 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

1 dia ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

2 dias ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

2 dias ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

This website uses cookies.