Com uma sobrecarga de trabalho já questionada pelo Sindicato dos Policiais Penais (Sinpolpen), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) enfrenta hoje uma baixa de mais de 100 agentes penitenciários. Afastados do trabalho pela covid-19.
Segundo a Seap, atualmente são 110 agentes afastados, dos quais 83 são casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A maioria – 29 casos – no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Grande Belém.
“Nossa carga horária tem que ser de 44 horas semanais, hoje trabalhamos 72 horas. A Constituição do estado e a federal falam que são no máximo 40 ou 44 horas trabalhadas por semana”, diz o presidente do Sinpolpen, Rosivan Santos.
Com uma população carcerária de mais de 20 mil presos, a Seap não informou como está administrando a ausências de agentes penitenciários provocada pela pandemia de covid-19.
O número total de agentes infectados chegou a 254 até agora, mas 144 já retornaram ao trabalho. Entre os presos, há pelo menos 550 com suspeita da doença e outros 148 casos confirmados de covid-19. A maioria no interior do estado. O Complexo Penitenciário de Marabá, no sudeste do Pará, lidera esse ranking com 34 custodiados infectados.
Segundo a Seap, ainda não houve óbito provocado pela covid-19 entre os presos, mas o avanço da doença nas casas penais fez com que a Secretaria suspendesse as visitas.
Ainda de acordo com a Seap, “todos os internos suspeitos estão isolados em celas separadas” e recebem acompanhamento diário. Eles também estariam sendo testados de acordo com as “orientações da Organização Mundial de Saúde, respeitando o tempo de incubação do vírus e período correto para aplicação dos testes”.
De acordo com Rosivan, no entanto, nem todos os servidores conseguem fazer os testes e alguns vieram a óbito sem a confirmação de que de fato foi covid-19. “Não foram realizados teste para todos servidores envolvidos.
Sobre as mortes, tiveram alguns servidores temporários que vieram a óbito e os próprios familiares não nos informaram a causa morte”, explicou. Entre os servidores em geral, a Seap já registrou 490 casos confirmados de covid-19, com cinco óbitos.
Roma News
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
This website uses cookies.