Categories: NotíciasPará

Pará tem mais de 100 agentes penitenciários afastados por covid-19

Com uma sobrecarga de trabalho já questionada pelo Sindicato dos Policiais Penais (Sinpolpen), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) enfrenta hoje uma baixa de mais de 100 agentes penitenciários. Afastados do trabalho pela covid-19.

Segundo a Seap, atualmente são 110 agentes afastados, dos quais 83 são casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A maioria – 29 casos – no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Grande Belém.  

“Nossa carga horária tem que ser de 44 horas semanais, hoje trabalhamos 72 horas. A Constituição do estado e a federal falam que são no máximo 40 ou 44 horas trabalhadas por semana”, diz o presidente do Sinpolpen, Rosivan Santos.

Com uma população carcerária de mais de 20 mil presos, a Seap não informou como está administrando a ausências de agentes penitenciários provocada pela pandemia de covid-19.   

O número total de agentes infectados chegou a 254 até agora, mas 144 já retornaram ao trabalho. Entre os presos, há pelo menos 550 com suspeita da doença e outros 148 casos confirmados de covid-19. A maioria no interior do estado. O Complexo Penitenciário de Marabá, no sudeste do Pará, lidera esse ranking com 34 custodiados infectados.

Segundo a Seap, ainda não houve óbito provocado pela covid-19 entre os presos, mas o avanço da doença nas casas penais fez com que a Secretaria suspendesse as visitas.   

Ainda de acordo com a Seap, “todos os internos suspeitos estão isolados em celas separadas” e recebem acompanhamento diário. Eles também estariam sendo testados de acordo com as “orientações da Organização Mundial de Saúde, respeitando o tempo de incubação do vírus e período correto para aplicação dos testes”.

De acordo com Rosivan, no entanto, nem todos os servidores conseguem fazer os testes e alguns vieram a óbito sem a confirmação de que de fato foi covid-19. “Não foram realizados teste para todos servidores envolvidos.

Sobre as mortes, tiveram alguns servidores temporários que vieram a óbito e os próprios familiares não nos informaram a causa morte”, explicou. Entre os servidores em geral, a Seap já registrou 490 casos confirmados de covid-19, com cinco óbitos.  

Roma News

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá

Recent Posts

Segunda etapa do Paraense de Beach Tennis reúne 500 atletas

DivulgaçãoIniciado no último dia 1º com encerramento marcado para o próximo dia 11, a 2ª…

2 horas ago

Jornalista da Globo pede demissão após 25 anos na emissora

Luzimar Collares pede demissão de afilada Globo. | ReproduçãoApós 25 anos de carreira na TV…

8 horas ago

Dólar ultrapassa os R$ 5,70 à espera de juros nos EUA e no Brasil

Na véspera das decisões sobre os juros básicos no Brasil e nos Estados Unidos, o…

8 horas ago

Ex-Clube do Remo almeja se tornar executivo do Paysandu

Atacante Frontini em 2010, vestindo a camisa do Remo. Hoje, ele é executivo de futebol…

14 horas ago

Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta

Pressionado pelo preço dos alimentos e de energia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do…

19 horas ago

Brasileiro viraliza ao mostrar leques na transmissão do conclave

Brasileiro rouba a cena com leque durante cobertura do Conclave. | ReproduçãoEnquanto o Vaticano se…

20 horas ago